Aprendizagem matemática de um surdo oralizado : relato de experiência

Batista, Helandro Martins (2021)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO Apresentar a minha experiência como surdo desde que fui acometido pelo sarampo, tem contribuído como defasagem aprendizagem. O objetivo desse trabalho é relatar a minha experiência como um surdo insciente e apresentar as marcas que a surdez imprimiu na minha vida nos diferentes contextos sociais que consiste em meus relatos reais, em especial com relação a minha família, a sociedade e na minha educação. Mostrar a minha cultura antes de usar o aparelho auditivo, e descrever que surgiu um mundo novo a partir do uso dos aparelhos auditivos querendo ser igual aos outros ouvintes, deixando o meu jeito surdo de ser. Quando tenho uma convivência diária com surdos no local de trabalho, vou assumindo também como um deles, ingressei no Ifes no curso de licenciatura de matemática como cotista, comportei ainda como um ouvinte aprendendo matemática e que me resultou ter um tempo maior para a conclusão. Hoje me declaro, tardiamente, que não sou ouvinte e nem deficiente e sim um surdo oralizado, mas apresento aqui algumas ferramentas necessárias para ser mais bem adaptado na inclusão. Palavras-chave: Ouvinte; Oralizado; Inclusão.

ABSTRACT: Presenting my experience as a deaf person since I was stricken by measles has contributed to a learning gap. The objective of this work is to report my experience as an unconscious deaf person and present the marks that deafness has imprinted on my life in different social contexts, which consist of my real stories, especially regarding my family, society and my education. Show my culture before using the hearing aid, and describe that a new world emerged from the use of hearing aids wanting to be like other listeners, leaving my deaf way of being. When I have a daily contact with deaf people in the workplace, I also take on as one of them, I joined Ifes in the Mathematics Licentiate course as a quota holder, I also behaved as a listener learning Mathematics and that resulted in me having more time to complete. Today I declare myself, belatedly, that I am neither a hearing person nor a handicapped person, but an oral deaf person, but I present here some tools necessary to be better adapted to inclusion. Keywords: Listener; Oralized; Inclusion.


Collections: