Movimento lógico-histórico de geometria e tarefas de ensino envolvendo representações de formas geométricas

Santos, Beatriz da Penha (2021)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo apresentar o estudo do movimento lógico-histórico de geometria e tarefas envolvendo representações de formas geométricas que foram desenvolvidas para ações do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas de Matemática (Grupem) a partir desse estudo. Fundamentados nos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural, em especial, a Teoria da Atividade e os princípios teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino, esta pesquisa é de natureza teórico-empírica e se organizou a partir do estudo do movimento lógico-histórico de geometria e da elaboração tarefas de ensino baseadas na proposta de situações desencadeadoras aprendizagem. O contexto da pesquisa teve origem no Programa de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e no Clube de Matemática no âmbito do Grupem. O desenvolvimento desta investigação realiza-se como um estudo coletivo, envolvendo os integrantes do grupo de pesquisa em diferentes momentos. Diferentes ações, que contaram com professoras da educação infantil da Grande Vitória, alunos da educação básica da Grande Vitória e interior do estado do Espírito Santo e alunos da licenciatura em matemática do Instituto Federal do Espírito Santo – campus Vitória, serviram de base para análise. Para atingir o objetivo, no movimento de pesquisa realizou-se um estudo do movimento lógico-histórico de geometria, identificação de momentos sobre representações de formas geométricas, planejamento e análise de ações em consonância a esse movimento lógico-histórico. As análises apresentam como no decorrer das tarefas houve a intencionalidade de gerar necessidades de trabalhar conceitos de representação de formas geométricas, assim como aconteceu na história. Principalmente conceitos geométricos que se desenvolveram a partir de geometrias: natural, sensorial, prática e formal. Conclui-se que o movimento lógico-histórico de geometria sobre a representação de forma geométricas, pode ser trabalhado em diferentes tarefas, desde dos anos iniciais até o ensino superior, adequando as ações para cada nível de ensino.