A inclusão social e os egressos do sistema prisional : experiências na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

Braga, Valter Marjonny Lima (2021)

dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa estudou a inclusão social de egressos do sistema prisional através de experiências na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Teve como objetivo analisar os efeitos dos cursos de capacitação ofertados no IFSP/Campus Campinas e no IFMA/Campus Maracanã. Os sujeitos participantes foram professores, gestores e alunos egressos do sistema prisional que participaram dos referidos projetos. O estudo se tornou importante no sentido de identificar as dificuldades para implantação dos projetos, sua execução e os resultados na vida dos diversos participantes destas experiências. A metodologia se constituiu na leitura de documentos escritos e oralidade, através de uma abordagem qualitativa através de bibliografia de tipo documental e fontes orais. Foram utilizados procedimentos de coleta de dados a partir de acesso a dados oficiais em órgãos públicos e nas instituições que realizaram as experiências, observações através de visita a um dos campi que efetivaram os cursos, entrevistas e troca de e-mails com participantes dos projetos. De natureza qualitativa, a pesquisa mostrou que estas experiências encontraram dificuldades em sua implantação devido à falta de apoio das reitorias em seus respectivos institutos federais, recursos financeiros escassos, preconceito e medo por parte de pais de alunos, servidores e alunos em relação aos egressos no sentido da ameaça de uma reincidência criminal, observou-se também a baixa escolaridade dos egressos do sistema prisional que muitas vezes tornou mais lento o aprendizado e também a falta da capacitação profissional dos docentes para trabalhar com este público tão diferenciado, mas também foram encontrados muitos pontos positivos através de resultados exitosos como altas taxas de conclusão por parte dos alunos dos cursos ofertados, a reinserção ao mundo trabalho de grande parte dos alunos, ausência de práticas de reincidência criminal durante a execução dos projetos, ausência de problemas como indisciplina e problemas de relacionamento com a comunidade escolar que no final nos fez perceber como foram louváveis estas iniciativas realizadas em épocas distintas e em locais tão distintos como Maranhão e São Paulo na busca de incluir socialmente pessoas egressas do sistema prisional.


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