Analisando significados produzidos por alunos de uma turma do ensino médio durante uma atividade sobre educação financeira

Mello, Bruno Coelho de (2021)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar os significados produzidos por alunos de uma turma do Curso Técnico em Eletrotécnica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), durante uma atividade envolvendo Educação Financeira. A metodologia utilizada para a produção de dados foi a aplicação de questionários disponibilizados aos estudantes pelo ambiente virtual acadêmico, visto que a realização da pesquisa se deu em um momento em que as aulas presenciais estavam suspensas por conta da pandemia do corona vírus. Foi utilizada como ferramenta de análise o método da leitura plausível, presente no Modelo dos Campos Semânticos. Desta forma, foi possível evidenciar que muitos significados produzidos se limitavam apenas à Matemática Financeira e seus cálculos. Entretanto, conclui-se que é essencial que as discussões não se restrinjam desta maneira, e que seja ampliado o olhar referente à esta questão de modo a evitar ambientes artificiais, optando por situações que permitam aos alunos se identificarem e se envolverem.


Collections: