Educação financeira escolar : um olhar em práticas educativas para os anos iniciais do ensino fundamental com professores em um processo de formação
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Nesse trabalho procurou-se levar aos atores de pesquisa, professores participantes de um curso de formação desenvolvido a partir do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória, uma possível proposta de Educação Financeira Escolar, a partir do eixo norteador “dimensões sociais, econômicas, políticas, culturais e psicológicas que envolvem a Educação Financeira” que foca a discussão de como consumismo e consumo, as relações entre consumismo e impactos socioambientais, salários, classes sociais e desigualdade social, necessidade versus desejo e ética e dinheiro. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida nos moldes da pesquisa-ação, na qual procuramos responder a seguinte pergunta-diretriz: Quais os significados produzidos com os atores do processo ao apresentarmos abordagens de Educação Financeira Escolar no referido curso de extensão? Quanto às análises produzidas, verificou-se que a ideia de uma proposta de Educação Financeira Escolar ainda precisa ser difundida, discutida, analisada e refletida com os professores da Educação Básica, principalmente no que se refere aos professores dos anos iniciais.
ABSTRACT: In this work, we sought to bring to the research actors, teachers participating in a training course developed from the Federal Institute of Espírito Santo, campus Vitória, a possible proposal for School Financial Education, based on the guiding axis “social, economic, social and economic dimensions. political, cultural and psychological that involve Financial Education ”that focuses on the discussion of how consumerism and consumption, the relationships between consumerism and socio-environmental impacts, wages, social classes and social inequality, need versus desire and ethics and money. The research, of a qualitative nature, was developed along the lines of action research, in which we seek to answer the following guiding question: What are the meanings produced with the actors of the process when presenting approaches to School Financial Education in the aforementioned extension course? As for the analyzes produced, it was found that the idea of a proposal for School Financial Education still needs to be disseminated, discussed, analyzed and reflected with Basic Education teachers, especially with regard to teachers in the early years.
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