Inclusão dos alunos com deficiência física no Ifes campus Vitória : um entrelaçamento possível entre acessibilidade e educação ambiental
dissertação de mestrado
RESUMO: Este trabalho, vinculado à linha formação de professores, do Programa de PósGraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), tem por objeto a inclusão dos alunos com deficiência física no Instituto Federal do Espírito Santo de Vitória, entrelaçando educação ambiental (EA), acessibilidade e inclusão. Esta pesquisa utilizou como teorias de referência o pensamento complexo de Edgar Morin (2015), a dialogicidade de Paulo Freire (2005), a educação ambiental complexa de Martha Tristão (2004) e a educação ambiental crítica de Layrargues (2011), Loureiro (2011) e Guimarães (2011). Teve por objetivo investigar os possíveis entrelaçamentos entre acessibilidade, educação ambiental no que concerne ao acesso de pessoas com deficiência física nos espaços do Ifes Vitória. A pesquisa é do tipo participante colaborativa qualitativa e adota os pressupostos da dialogicidade em Freire (2005), a educação ambiental crítica e complexa. Os sujeitos da pesquisa foram quatro alunos com deficiência física, uma ex-aluna, uma participante do Núcleo de Atendimento a Pessoa com Necessidades Específicas (Napne) e duas pedagogas. O lócus da pesquisa foi o Ifes Vitória. Na produção de dados, foram utilizadas rodas de conversa, entrevistas, análise documental, aplicação de questionário a oito pessoas. Ante a realidade estudada e da produção de dados, pode-se inferir que o Ifes caminha para tornar o lugar um ambiente acessível para todos, com ações de formações, sensibilização, participação em comissões, planejamento para a melhoria da metodologia, evidenciado, nas narrativas produzidas, que os alunos se sentem pertencentes àquele espaço, que ainda existe muito a fazer, mas não perpassa apenas pelas ações locais. Educação ambiental, acessibilidade e inclusão entrelaçam-se, ao se evidenciarem os movimentos existentes dentro do Ifes, para tornar o ambiente mais acessível. Ao longo deste trabalho, destacam-se os pontos de contribuição da educação ambiental, tais como: a igualdade de oportunidade, o ambiente físico acessível, novos modos de vida, reforma das estruturas mentais, luta por uma educação para todos e pontos de melhorias para acessibilizar o ambiente. Por se tratar de um mestrado profissional, propõem-se uma formação inicial e continuada para professores resultante do estudo desenvolvido e um produto educativo em formato de e-book, que se constitui em um material textual que visa apresentar as narrativas produzidas pelos sujeitos da pesquisa, cuja proposta de formação se destina aos profissionais da educação do Instituto Federal do Espírito Santo campus Vitória.
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