História e cultura africana e afro-brasileira em livros didáticos : uma questão de memória e identidade
dissertação de mestrado
RESUMO: Essa pesquisa consiste em compreender a contribuição dos livros didáticos de História, utilizados na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Zaíra Manhães de Andrade, a respeito da História e Cultura africana e afro-brasileira após a promulgação da Lei 10.639/2003, para a formação da memória e identidade racial de seus discentes, com vistas ao empoderamento popular. Além disso, busca propor ações, a partir da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, que prima pelo diálogo entre os homens como iguais, onde todos têm direito de dizer a sua palavra, no intuito de potencializar e enriquecer o que existe e ainda propor novas ações pedagógicas, se for o caso, em vista dos objetivos propostos na legislação. Para tanto, utilizamos por método a Pesquisa Participante, primando pelo “fazer com”, junto à Comunidade Escolar. Na execução das atividades propomos o uso da mediação, com base na perspectiva Histórico-Cultural, tal qual se representa em Vigotski, onde os homens são constituídos pelo meio ao mesmo tempo em que lhe transformam, através de uma práxis da ação-reflexão de maneira consciente para a transformação da realidade social. Assim sendo, partimos do pressuposto que a aprendizagem ocorre de modo dialético, através da prática social, por intermédio de signos culturais. Essa pesquisa insere-se, ainda, em um mestrado profissional, com área de concentração em Ensino de Humanidades, dentro da linha de pesquisa “Práticas educativas”, que tem como um de seus objetivos a elaboração de um produto educativo que possa contribuir com o ensino dentro das diversas áreas das Ciências Humanas, apresentando ações pedagógicas e metodologias de trabalho inovadoras. À vista disso, iniciamos a elaboração, de forma participativa com a Comunidade Escolar, de um paradidático na forma de uma literatura infantil que perpassa algumas nuances da história da manifestação cultural do congo de Cariacica com vistas ao empoderamento popular
ABSTRACT: This research consists of understanding the contribution of History textbooks, used in the State School of Elementary Education (EEEF) Zaíra Manhães de Andrade, on African and Afro-Brazilian History and Culture after the enactment of Law 10.639 / 2003, for the formation of the memory and racial identity of its students, with a view to the popular empowerment, and to propose actions, starting from Paulo Freire's Liberation Pedagogy, which excels at dialogue among men as equals, where everyone has the right to speak, in order to enhance and enrich what exists and also propose new pedagogical actions, if appropriate, in view of the objectives proposed in the legislation. To do so, we use the Participating Research method, by means of the "do with" method, with the School Community. In the execution of the activities we propose the use of mediation, based on the Historical-Cultural perspective, as represented in Vygotsky, where men are constituted by the medium at the same time as they transform it, through a praxis of action-reflection in a manner conscious, for the transformation of social reality. Thus, we assume that learning occurs in a dialectical way, through social practice, through cultural signs. This research also includes, in a professional master's degree, an area of concentration in Humanities Teaching, within the line of research "Educational practices" that has as one of its objectives the elaboration of an educational product that can contribute with the teaching inside of the different areas of the Human Sciences, presenting pedagogical actions and innovative work methodologies. To this end, we began the elaboration, in a participative way with the School Community, of a paradidático in the form of a children's literature, which perpasses some nuances of the history of the cultural manifestation of the congo de Cariacica, with a view to popular empowerment.
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