O ensino da literatura na perspectiva de humanidades : constituindo sujeitos nas operações de linguagem

Silva, Ana Paula Novaes da (2019)

dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa situa-se na linha "Formação de Professores" do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal do Espírito Santo. Seu principal objetivo é problematizar práticas leitoras aparentemente cristalizadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), a fim de promover um ensino da leitura que contribua com a formação humana dos educandos por meio de situações concretas de interação e de produção de sentidos. Para alcançar este objetivo desenvolveu-se uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo intervenção pedagógica, com professores que atuam com anos iniciais do EF, fomentando reflexões sobre leitura de forma colaborativa entre os pesquisadores e pesquisados, tendo o epilinguismo como fio condutor das práticas de linguagem apresentadas. A pesquisa, guiada pelos princípios da Pedagogia Histórico-Crítica, primou pelos processos de formação humana e conscientização crítica e resultou na produção do caderno formativo ―Diálogos sobre leitura e humanidades: possibilidades práticas‖ desenvolvido em formato e-book. Compreende-se que a investigação desenvolvida é relevante para o ensino em humanidades, pois propõe, por meio de formação continuada de professores, um olhar diferenciado para as práticas de leitura desenvolvidas em sala de aula, direcionando o ensino da leitura para uma perspectiva discursiva e constitutiva dos sujeitos, na intenção de promover a formação de leitores críticos que interveem em sua realidade de forma consciente e humana. O referencial teórico da pesquisa baseou-se, principalmente, em um diálogo com Saviani, Geraldi, Franchi, Severino, Nóvoa, entre outros, sendo a investigação conduzida por meio de encontros dialógicos e sustentada por um movimento dialético entre teoria e prática. A partir dessa investigação conclui-se que, mesmo partindo de atividades tradicionais que permeiam historicamente o ensino da leitura, percebeu-se avanço na mediação pedagógica em direção a metodologias mais dialógicas e reflexivas.

ABSTRACT: This research is in the line "Teacher Training" of the Postgraduate Program in Teaching Humanities (PPGEH) of the Federal Institute of Espírito Santo. Its main objective is to problematize seemingly crystallized reading practices in the initial years of Elementary Education (EF), in order to promote reading teaching that contributes to the human formation of learners through concrete situations of interaction and production of meanings. To achieve this goal a qualitative research of the type pedagogical intervention was developed, with teachers who work with the initial years of the EF, fomenting reflections about reading in a collaborative way between the researchers and researched, with epilingualism as the guiding thread of the presented language practices. The research, guided by the principles of Historical-Critical Pedagogy, has given priority to the processes of human formation and critical awareness and has resulted in the production of the "Dialogues on Reading and Humanities: Practical Possibilities" format developed in an e-book format. It is understood that the research developed is relevant to teaching in the humanities, because it proposes, through continuous teacher training, a differentiated look at the reading practices developed in the classroom, directing the teaching of reading to a discursive and constitutive perspective of the subjects, with the intention of promoting the formation of critical readers who intervene in their reality in a conscious and human way. The theoretical reference of the research was based mainly on a dialogue with Saviani, Geraldi, Franchi, Severino, Nóvoa, among others, being the investigation conducted through dialogical meetings and sustained by a dialectical movement between theory and practice. Based on this research, it is concluded that, even starting from traditional activities that historically permeate the teaching of reading, it was noticed an advance in pedagogical mediation toward more dialogic and reflexive methodologies.


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