Conceito de localização na perspectiva da teoria-histórico-cultural : uma experiência em formação inicial de professores

Morais, Kevila Cezario de (2020)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo analisar uma proposta de ação para desenvolver o conceito de localização com licenciandos de matemática, adotando como fundamento teórico a Teoria Histórico-Cultural e os princípios teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino. Esta pesquisa é de natureza teórico-empírica e se organizou a partir de uma ação que envolveu licenciandos do 2º período do curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal do Espírito Santo – campus Vitória, matriculados na disciplina de geometria I. A ação para produção dos dados foi composta por duas tarefas: Encontre o Tesouro e Localização no Mapa, sendo que esta segunda foi dividida em Parte I e Parte II. Para atingir o objetivo, neste trabalho, identifica-se o movimento lógico-histórico do conceito de localização, verifica-se o desenvolvimento das ações e evidenciam-se conceitos de localização presentes em discussões com licenciandos nos momentos de sistematização das tarefas. Busca no decorrer das tarefas gerar intencionalmente a necessidade de trabalhar conceitos de localização, assim como aconteceu na história da humanidade, principalmente com conceitos geométricos que se desenvolveram a partir de geometrias: sensorial, prática e formal. Ao analisar os movimentos e falas dos licenciandos para entender como o conceito de localização foi desenvolvido durante as ações foi possível concluir que os futuros professores contemplaram a necessidade da criação de vários conceitos de geometria e localização, confirmando a existência do movimento lógico-histórico.


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