Desenvolvimento do pensamento aritmético de um estudante comdeficiência intelectual na educação de jovens e adultos
Dissertação de mestrado
RESUMO: Esta pesquisa de mestrado investiga,em sala de aula,o desenvolvimento do pensamento aritmético de um estudante com deficiência intelectual da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na modalidade integrada à Educação Profissional,do Instituto Federal do Espírito Santo -Campus Vitória. Como referencial teórico destacam-se os processos compensatórios e suas influências na realização das atividades aliados às transformações simbólicas e ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Utilizou-se a educação matemática crítica direcionada para o desenvolvimento de ambientes reflexivos envolvendo as relações estabelecidas entre o pensamento aritmético e a educação matemática inclusiva, comum a perspectiva dialógica na alfabetização de jovens e adultos. A pesquisa é de cunho qualitativo,tendo como metodologia de pesquisa o método funcional da estimulação dupla associado à observação livre. Os dados foram produzidos por meio das anotações de campo, relatórios, diálogos e gravações em áudio e vídeo com os participantes da pesquisa, principalmente o aluno e o pesquisador.Nessa perspectiva,ambos foram beneficiados em um espaço educacional com experiências multissensoriais, pois as relações sociais favoreceram essa diversidade na produção educativa. O aluno, por meio dos estímulos, internos ou externos, junto a mecanismos compensatórios, desenvolveu seu pensamento aritmético de forma particular, com estratégias específicas de seu raciocínio.O produto educacional, resultado da dissertação, é um material interativo,o Tampimática, que contém situações e reflexões pedagógicas vivenciadas durante a investigação.De forma geral, a proposta desta pesquisa foi discutir a educação em uma perspectiva inclusiva visando superar obstáculos nos processos de ensino e aprendizagem,e desenvolver novas potencialidades, para transformar o outro e também a si mesmo.
ABSTRACT: This master's research, to investigates the development of the arithmetic thinking of a student with intellectual disability in Youth and Adult Education (EJA), in a technical course of the Federal Institute of Espírito Santo -Campus Vitória. The theoretical assumption is compensatory processes, symbolic transformations and the development of higher psychological functions and their influences on the performance of activities. Critical mathematical education has directed the creation of a reflective environment involving arithmetic thinking and inclusive mathematical education, from a dialogical perspective on youth and adult literacy. The research is qualitative and was implemented by the functional method of double stimulation associated with free observation. Data collection occurred through field notes, reports, dialogues and audio and video recordings with the student and researcher. As a result, students and teachers have benefited from an educational space with multisensory experiences resulting from social relations that provide this diversity in educational production. It was also found that the student developed his arithmetic thinking in a particular way, with specific strategies regarding the stimulus, internal or external and compensatory mechanisms. The work resulted in an interactive educational product called Tampimática, which illustrates situations and pedagogical reflections experienced during the investigation. Finally, the proposal discussed education from an inclusive perspective to overcome obstacles and develop new potentials.
Redes Sociais