Educação CTS/CTSA com enfoque freiriano no ensino de química de nível médio: debates sobre a temática de saneamento básico
dissertacao_mestrado
Este trabalho teve por objetivo propor estratégias didático-pedagógicas para estudar o desenvolvimento de um projeto escolar, em que se articula uma temática da realidade cotidiana dos educandos e o ensino de química numa perspectiva interdisciplinar com ciências naturais e Matemática, por meio da problematização do saneamento básico urbano, com enfoque de Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTS/CTSA) e buscando aproximações com a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, no contexto do ensino médio regular. O projeto escolar denominado ―SANEA-SERRA‖ foi desenvolvido no segundo semestre de 2019, com a participação voluntária de 26 estudantes, com idade entre 16 e 19 anos, do Ensino Médio de uma escola pública localizada no município de Serra, Espírito Santo. A proposta foi baseada na abordagem temática freiriana e na aprendizagem baseada em projetos de Bender (2014) e Hernandez e Ventura (1998), na qual foram desenvolvidas atividades pedagógicas organizadas em grupos de trabalho, com base em respectivas temáticas – tratamento de água, tratamento de efluente, tratamento de resíduos, doenças ocasionadas pela falta do saneamento básico e cálculos sobre o consumo de água na escola. Tratou-se de uma investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, cujos dados foram produzidos a partir de observações, fotografias, rodas de conversas, questionários e anotações feitas pelos alunos nos diários de bordo. Realizou-se uma análise didático-metodológica do desenvolvimento do projeto escolar, buscando identificar confluências de duas perspectivas de ensino, isto é, aprendizagem baseada em projetos e a educação CTS/CTSA. O estudo foi desenvolvido com base em Santos e Auler (2011), Aikenhead (2009), Reis e Galvão (2008) e Sadler (2011). Em consideração aos resultados identificados na sensatez da percepção dos alunos em relação aos conteúdos, à postura crítica e ativa e ao comportamento diante de todas as etapas do projeto, percebe-se que a intervenção escolar contribuiu para o ensino-aprendizagem no componente curricular de Química. Foi produzido um guia didático de ensino de química voltado para professores com uma proposta de abordar esta temática com enfoque freiriano, no contexto do Ensino Médio.
This work aims to propose didactic-pedagogical strategies to study the development of a school project, which articulates a theme of the students' everyday reality and the teaching of chemistry in an interdisciplinary perspective with natural sciences and Mathematics, through the problematization of urban basic sanitation, with a focus on Science-Technology-Society- Environment (CTS / CTSA) and seeking approximations with Paulo Freire's Pedagogy of Liberation, in the context of regular high school. The school project called ―SANEA-SERRA‖ was developed in the second semester of 2019, with the voluntary participation of 26 students, aged between 16 and 19 years old, from high school in a public school located in the municipality of Serra, State of Espírito Santo, Brazil. The proposal was based on the Freirian thematic approach and on learning based on projects by Bender (2014) and Hernandez and Ventura (1998), in which pedagogical activities organized in working groups were developed, based on the respective themes - water treatment, treatment effluent, collection and destination / treatment of waste, diseases caused by the lack of basic sanitation and calculations on water consumption at school. It was a qualitative investigation, of the case study type, whose data were produced from observations, photographs, conversation circles, questionnaires and notes made by the students in the logbooks. It was intended to carry out a didactic-methodological analysis of the development of the school project ―SANEA- SERRA‖, seeking to identify confluences from two teaching perspectives, that is, project- based learning and CTS / CTSA education. The study was developed based on Santos and Auler (2011), Aikenhead (2009), Reis and Galvão (2008) and Sadler (2011). In consideration of the results identified in the sensibility of the students' perception in relation to the contents, the critical and active posture and the behavior before all the stages of the project, it is clear that the school intervention contributed to the teaching-learning in the curriculum component of Chemistry. A teaching guide for teaching chemistry was produced for teachers with a proposal to approach this theme with a Freirian approach, in the context of high school.
Redes Sociais