Pedro e o Poder da Inclusão: o ensino de ciências para alunos de ensino fundamental diagnosticados no espectro autista usando narrativas heroicas
dissertacao_mestrado
A atual legislação educacional brasileira, em uma perspectiva universalizante, regulamenta que os alunos com algum tipo de deficiência sejam instruídos, preferencialmente, na Educação Básica em escolas regulares, a saber, com uma perspectiva inclusiva, juntamente com os demais estudantes. As escolas, no entanto, possuem esse aspecto inclusivo muitas vezes sem possuir a adequada formação de professores que tirem do papel o conteúdo curricular e o transforme em prática pedagógica, vislumbramos muitas vezes o fracasso escolar que agudiza as fragilidades do sujeito, ao invés de lhes incluir com o devido suporte didático pedagógico em práticas de eficiência e eficácia regular para os aspectos cognitivo, afetivo e atitudinal de seus estudantes. Essa pesquisa objetivou colaborar para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em suas dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino de Ciências, em especial, com foco na área de Química. Os sujeitos dessa pesquisa são alunos de escolas de Ensino Fundamental da rede pública estadual do Espírito Santo. O objetivo geral, por intermédio de bases teóricas construtivistas, foi analisar os modelos de aprendizagem dos alunos com TEA voltados a área de Ciências, compreendendo suas potencialidades e construindo um produto educacional que lhes atribua por intermédio de uma aprendizagem significativa, habilidades para um aprender mais sólido, e que permita a passagem de um aprendizado concreto-empírico para um aprendizado formal-lógico e simbólico. Mais precisamente foi realizado, nesse trabalho, pelos modelos diagnósticos e compreensivos do autismo que as narrativas heroicas (produto educacional ensejado) alcançaram um aprendizado mais significativo e útil ao cotidiano dos sujeitos. A metodologia proposta objetivou aplicação de um questionário diagnóstico e realizar análises do modelo de aprendizagem e das melhores estratégias didático pedagógicas para o ensino de ciências com alunos com TEA, e partir dos resultados construir um e-book com narrativas heroicas que auxiliem e potencializem o aprendizado, voltado à verdadeira inclusão. O uso de narrativas heroicas e de uma aprendizagem significativa potencializaram o aprendizado dos alunos com TEA.
The current Brazilian educational legislation, in a universalizing perspective, regulates that students with some type of disability are preferably instructed in Basic Education in regular schools, namely, with an inclusive perspective, together with the other students. Schools, however, have this inclusive aspect many times without having the proper training of teachers to take the curricular content off the paper and transform it into pedagogical practice, we often glimpse the school failure that aggravates the subject's weaknesses, instead of giving them include, with due pedagogical didactic support, efficiency and regular effectiveness practices for the cognitive, affective and attitudinal aspects of their students. This research aimed to collaborate with the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in their learning difficulties related to Science Teaching, especially with a focus on the area of Chemistry. The subjects of this research are students of elementary schools in the state public network of Espírito Santo. The general objective, through constructivist theoretical bases, was to analyze the learning models of students with ASD focused on the Science area, understanding their potential and building an educational product that gives them, through meaningful learning, skills for learning more solid, and that allows the transition from concrete-empirical learning to formal- logical and symbolic learning. More precisely, it was realized, in this work, by the diagnostic and comprehensive models of autism that the heroic narratives (educational product enabled) achieved a more meaningful and useful learning to the subjects' daily lives. The proposed methodology aimed to apply a diagnostic questionnaire and perform analysis of the learning model and the best didactic pedagogical strategies for teaching science with students with ASD, and from the results build an e-book with heroic narratives that assist and enhance learning , aimed at true inclusion. The use of heroic narratives and meaningful learning enhanced the learning of students with ASD.
Redes Sociais