A aprendizagem baseada em projetos no ensino de química promovendo aprendizagem significativa crítica
dissertacao_mestrado
Investigação sobre a contribuição da metodologia da Aprendizagem Baseada Em Projetos (PBL) para promover Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) no ensino de Química Orgânica. A prática foi subsidiada pela construção de um projeto de produção de textos com temáticas variadas para edição de uma revista digital, fundamentado utilizando PBL. Os sujeitos foram 22 alunos da terceira série do ensino médio de uma escola pública de tempo integral do município de Vila Velha - ES. Os dados foram coletados por meio de observações, diário de campo do professor/pesquisador, questionários, entrevistas do tipo grupo focal e produções dos alunos. Os resultados da pesquisa apontam que, durante o desenvolvimento do projeto, foi possível aproximar o conteúdo da realidade dos alunos, permitindo que os mesmos atribuíssem significado ao mesmo. Foi produzido um Guia Didático com orientações para um projeto baseado na abordagem PBL. / Research on the contribution of project-based learning methodology to promote meaningful critical learning in the teaching of Organic Chemistry. The practice was subsidized by the construction of a text production project with varied themes for editing a digital magazine, based on PBL. The subjects were 22 third grade students from a public full-time school in Vila Velha - ES. The datas were collected by observations, field diary of researcher teacher, questionnaires, focus group interviews and student productions. The research results show it was possible to bring the content closer to the students' reality during the development of the project, allowing them to assign meaning to it. A Didactic Guide was produced with guidelines for a project based on the PBL approach.
Redes Sociais