Viver dói : contribuições dos quadrinhos de Chiquinha na formação do leitor responsivo
dissertação de mestrado
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo investigar possíveis contribuições para minorar, no espaço da sala de aula, manifestações do machismo arraigado em nossa cultura. Para tanto, buscamos a mediação da arte sequencial da quadrinista Fabiane Langona, a Chiquinha, a fim de cooperar na formação de leitores responsivos. A intervenção teve como público alunos do 9º ano do ensino fundamental de escola pública da rede estadual, localizada no município de Rio Novo do Sul, Espírito Santo. A metodologia de pesquisa foi teórico-empírica; teórica por trazer Mikhail Bakhtin e o Círculo como principal aporte teórico, sobretudo em seus conceitos de responsividade, de dialogismo, de polifonia, de ativismo, de vivenciamento empático e de acabamento, dentre outros; empírica porque conduziu a uma proposta dialógica em turmas da educação básica. Consideramos que a arte sequencial abarca os quadrinhos em sua generalidade - charges, cartuns, HQ, tirinhas - e integra a linguagem verbo-visual. Por intermédio da leitura de obras de Langona, pretendeu-se conduzir os alunos a experiências sinestésicas e reflexivas, que acarretaram num processo de reflexão-ação sobre a realidade cotidiana, sobretudo no que concerne à não propagação do discurso machista.
ABSTRACT: This research aimed to investigate possible contributions to alleviate, in the classroom space, manifestations of the machismo rooted in our culture. To do so, we sought the mediation of the sequential art of comic book artist Fabiane Langona, Chiquinha, in order to cooperate in the formation of responsive readers. The intervention had as public students of the 9th grade of public school of the state school, located in the city of Rio Novo do Sul, Espírito Santo. The research methodology was theoretical-empirical; theoretical for bringing Mikhail Bakhtin and the Circle as the main theoretical contribution, especially in its concepts of responsiveness, dialogism, polyphony, activism, empathic living and finishing, among others; empirical because it led to a dialogical proposal in basic education classes. We consider that sequential art encompasses comics in its generality - cartoons, comics, comic strips - and integrates the verb-visual language. Through the reading of Langona's works, it was intended to lead the students to synesthetic and reflexive experiences, which led to a process of reflection-action on the daily reality, especially in what concerns the non propagation of the male chauvinist discourse.
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