Uma sequência de ensino investigativa sobre óptica para o estudo de lentes e defeitos da visão: contribuições para a promoção da alfabetização científica no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Machado, Crislane Tavares (2024)

dissertacao_mestrado

Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC) em uma turma da segunda etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) sobre óptica geométrica e lentes corretivas, tendo como pano de fundo os defeitos da visão. Com isso, foi desenvolvida uma SEI, baseada nos eixos estruturantes de AC de Sasseron e Carvalho (2008), realizada em uma turma de Segunda etapa do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de ensino exclusivo da modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Os dados da pesquisa foram coletados em roteiros investigativos, registros de fotos e ainda um diário de bordo confeccionado pela pesquisadora aproveitando o máximo possível das vivências em sala de aula. Os conteúdos foram analisados e organizados em categorias de acordo com os eixos estruturantes de AC. As atividades aplicadas na SEI visam ser mais dinâmicas e interativas, com foco no estudante mais ativo em sala de aula, deste modo utilizou se demonstrações investigativas, atividades e demonstração experimental, simulação computacional, questões abertas e aulas de sistematização do conhecimento. Os resultados indicam que melhora na interação, na participação e na colaboração dos estudantes durantes as atividades propostas, aprimorando a capacidade de formular hipóteses com base na investigação, o que demonstra que utilizar uma SEI com ênfase na AC para o ensino da óptica geométrica tendo como pano de fundo os defeitos da visão, tem resposta positiva para preparar os estudantes para viver e contribuir com a sociedade, respeitando o tempo e a personalidade de cada um.

The aim of this work is to analyze the development of scientific literacy in a second stage Youth and Adult Education (EJA) class, through an Investigative Teaching Sequence (ITS) on geometric optics and corrective lenses, against the backdrop of vision defects. With this in mind, an SEI was developed, based on the structuring axes of Scientific literacy (SL) by Sasseron and Carvalho (2008), which was carried out in a second stage high school class at a state public school exclusively for Youth and Adult Education (EJA). The research data was collected using investigative scripts, photo records and a logbook prepared by the researcher, making the most of classroom experiences. The content was analyzed and organized into categories according to the structuring axes of SL. The activities applied in the ITS aim to be more dynamic and interactive, with a focus on students being more active in the classroom, so we used investigative demonstrations, activities and experimental demonstrations, computer simulation, open questions and classes to systematize knowledge. The results indicate an improvement in the interaction,participation and collaboration of the students during the proposed activities, improving their ability to formulate hypotheses based on investigation, which shows that using an ITS with an emphasis on SL to teach geometric optics against the backdrop of vision defects has a positive response to prepare students to live and contribute to society, respecting the time and personality of each one.


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