A sopa do neném : a alimentação escolar como base para a produção de sentidos escolares no ensino de ciências
dissertacao_mestrado
Esta pesquisa está voltada para o estudo da alimentação nutricional dos alunos nos primeiros anos da Educação Básica, destacando o potencial alimentar da biodiversidade e da Educação Ambiental com viés CTSA. Nesse contexto, a presente pesquisa objetiva investigar a cultura alimentar das crianças na primeira etapa da Educação Básica do Centro Municipal de Educação Infantil Tia Anastácia, considerando os ambientes escolar e familiar e promovendo uma Educação Ambiental sensibilizadora. Pensando na realidade das rotinas escolares, a pesquisa propõe um estudo que venha contribuir para sanar boa parte dos conflitos alimentares que enfrentamos. A pesquisa foi realizada com crianças do grupo V. A metodologia está pautada em uma pesquisa de caráter exploratório, participante e qualitativa, onde foram realizadas rodas de conversa, a leitura do livro infantil “O que tem na sopa do neném?” e aplicação de uma sequência de atividades baseada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. Para registro, foi realizado um diário de bordo com o objetivo de registrar as informações, para que posteriormente pudesse realizar uma reflexão sobre as informações coletadas. A pesquisa foi dividida em seis etapas. O produto educacional foi materializado por meio de um e-book, contendo o exemplar do livro paradidático construido no percurso da pesquisa, bem como uma sequência de atividade desenvolvida pela pesquisadora e seu orientador. Por meio do estudo, pode-se concluir que que os temas abordados são de grande relevância para o desenvolvimento na Educação Infantil, uma vez que proporcionam às crianças a compreensão dos assuntos e a aplicação dos conceitos em suas vidas diárias. Isso evidencia o potencial transformador e a importância de incorporar tais temáticas no processo educativo desde cedo, promovendo um aprendizado significativo e duradouro que contribui para a formação integral dos alunos. Palavras-chave: Alimentação. Nutrição. Educação Ambiental. Educação Básica. CTSA.
This research is focused on studying the nutritional diet of students in the first years of Basic Education, highlighting the nutritional potential of biodiversity and Environmental Education with a CTSA bias. In this context, the present research aims to investigate the eating culture of children in the first stage of Basic Education at the Tia Anastácia Municipal Early Childhood Education Center, considering school and family environments and promoting sensitizing Environmental Education. Thinking about the reality of school routines, the research proposes a study that will contribute to resolving a large part of the food conflicts we face. The research was carried out with children from group V. The methodology is based on an exploratory, participatory and qualitative research, where conversation circles were held, as well as reading the children's book “What's in the baby's soup?” and application of a sequence of activities based on the Three Pedagogical Moments methodology. For registration, a logbook was created with the aim of recording the information, so that a reflection on the information collected could later be carried out. The research was divided into six stages. The educational product was materialized through an e-book, containing a copy of the paradidactic book constructed during the research, as well as a sequence of activities developed by the researcher and her advisor. Through the study, it can be concluded that the topics covered are of great relevance for development in Early Childhood Education, as they provide children with an understanding of the subjects and the application of concepts in their daily lives. This highlights the transformative potential and importance of incorporating such themes into the educational process from an early age, promoting meaningful and lasting learning that contributes to the integral education of students. Keywords: Food. Nutrition. Environmental Education. Basic Education. CTSA.
Redes Sociais