FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: ESTUDOS COLETIVOS SOBRE A GRANDEZA COMPRIMENTO

Ferreira, Ebenezer Lopes (2024)

dissertacao_mestrado

Esta pesquisa de Mestrado Profissional, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) e à linha de formação de professores, tem como foco a formação de professores que atuam na Educação Infantil. Tem por objetivo analisar influências de estudos coletivos sobre a grandeza comprimento, com base no movimento lógico-histórico, na formação docente de professoras da Educação Infantil. Está fundamentada nos princípios da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade e no pressuposto teórico-metodológico de Atividade Orientadora de Ensino (AOE). Metodologicamente, esta pesquisa busca alinhar-se aos princípios do materialismo histórico-dialético em seu processo investigativo. O campo empírico desta pesquisa foi uma formação continuada promovida pelo Grupo de Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Matemática (Grupem) intitulada “Estudos sobre grandezas e medidas com professores da Educação Infantil na perspectiva histórico-cultural”. Teve a participação de 11 professoras durante 16 encontros presenciais. Foram realizados estudos relacionados aos conceitos de comprimento, perímetro, área, volume e tempo. No entanto, esta pesquisa centrou-se nos estudos realizados sobre o conceito de “grandeza comprimento”. O curso serviu de campo empírico para o levantamento de dados, obtidos por meio de instrumentos como questionário inicial, questionário final e observação participante, para os quais foram utilizadas técnicas de registro, como registros escritos, fotografias, gravações de áudio e gravações de vídeo. Para apreender a totalidade do fenômeno “formação de professores”, os dados obtidos foram organizados para análise em dois Isolados: “Conhecimentos e prática pedagógica” e “A formação continuada como possibilidade de apropriação de novos saberes”. Por meio do primeiro Isolado “Conhecimentos e prática pedagógica”, buscou-se relacionar os conhecimentos que as participantes possuem sobre o conhecimento matemático referente ao tema “grandeza comprimento” e como o aprofundamento teórico desse conhecimento contribui para a organização de práticas pedagógicas na Educação Infantil. No segundo Isolado intitulado “A formação continuada como possibilidade de apropriação de novos saberes”, buscou-se identificar os fatores relacionados ao processo formativo das participantes, os quais reverberam no modo de refletir a organização do trabalho na Educação Infantil. Vale ressaltar que esta pesquisa resultou em dois produtos: o primeiro foi este texto dissertativo e o segundo, o Produto Educacional, no formato de um e-book intitulado “Estudos sobre a grandeza comprimento com professoras da Educação Infantil”. Os resultados da análise dos dados indicaram que o processo formativo, organizado a partir de uma perspectiva histórico-cultural, estimulou as participantes a se apropriarem desses fundamentos teóricos e do modo de organização do ensino que vivenciaram nos estudos coletivos. Possibilitou que elas idealizassem e vislumbrassem novos modos de organizarem as tarefas que outrora realizaram com seus alunos, além de mobilizá-las às reflexões sobre suas concepções.

This Professional Master’s research, linked to the Graduate Program in Science and Mathematics Education (Educimat) and the teacher training line, focuses on the training of teachers working in Early Childhood Education. Its objective is to analyze the influences of collective studies on the "length magnitude" based on the logical-historical movement, in the teacher training of Early Childhood Education teachers. It is grounded in the principles of Historical-Cultural Theory, Activity Theory, and the theoretical-methodological concept of Teaching Guidance Activity (AOE). Methodologically, this research seeks to align with the principles of historical-dialectical materialism in its investigative process. The empirical field of this research was the continuing education course titled "Studies on magnitudes and measurements with Early Childhood Education teachers from a historical-cultural perspective." This course was an extension action of the Mathematics Pedagogical Research and Practices Group (Grupem). It involved the participation of 11 teachers during 16 in-person meetings. Studies were conducted on the concepts of length, perimeter, area, volume, and time. However, this research focused on the studies conducted on the concept of “length magnitude.” The course served as the empirical field for data collection, obtained through instruments such as an initial questionnaire, final questionnaire, and participant observation, for which recording techniques such as written records, photographs, audio recordings, and video recordings were used. To comprehend the entirety of the phenomenon of “teacher training,” the data obtained were organized for analysis into two isolates: “Knowledge and Pedagogical Practice” and “Continuing Education as a Possibility for Acquiring New Knowledge.” Through the first isolate, “Knowledge and Pedagogical Practice,” the aim was to relate the participants’ knowledge about mathematical knowledge concerning the theme “length magnitude” and how the theoretical deepening of this knowledge contributed to the way they conceptualize the organization of pedagogical practices in Early Childhood Education. In the second isolate, titled “Continuing Education as a Possibility for Acquiring New Knowledge,” the aim was to identify factors related to the participants’ formative process that reverberated in the way they reflect on the organization of work in Early Childhood Education. It is worth noting that this research resulted in two products: the first was this dissertation text, and the second, the Educational Product, in the form of an e-book titled “Studies on Length Magnitude with Early Childhood Education Teachers.” The results of data analysis indicated that the training process, organized from a cultural-historical perspective, encouraged the participants to seek to appropriate these theoretical foundations and the mode of organizing teaching that they experienced in the collective studies. It allowed them to conceptualize and envision new ways of organizing tasks they had previously carried out with their students, as well as to engage in reflections on their conceptions and paradigms.


Collections: