Proposta teórico-experimental de sequência didática sobre interações intermoleculares: emulsões por meio de cosméticos
dissertacao_mestrado
O ensino de Química é frequentemente percebido pelos alunos como complexo devido à apresentação descontextualizada e fragmentada dos conteúdos. Reconhecendo essa dificuldade, esta pesquisa propôs o uso de cosméticos, em particular a produção de cremes, como tema gerador para ensinar conceitos de interações intermoleculares, utilizando uma Sequência Didática (SD) estruturada nos três momentos pedagógicos (3MPs): problematização, organização e aplicação do conhecimento. O estudo teve como objetivo principal avaliar o impacto dessa abordagem teórico-experimental na compreensão de forças intermoleculares por alunos da primeira série do Ensino Médio em uma escola do município de Serra-ES, com base na temática das emulsões. Além disso, investigou-se os conhecimentos prévios dos alunos, apresentou-se os conceitos químicos de forma dialogada e experimental, e elaborou-se um guia didático em formato de e-book para professores. A pesquisa, de caráter descritivo e qualitativo, utilizou questionários aplicados antes e depois da SD para avaliar o progresso dos alunos. A análise dos dados revelou uma evolução significativa na compreensão dos conceitos abordados, destacando a eficácia da integração entre teoria e prática. A experimentação prática com cremes cosméticos facilitou o aprendizado teórico e manteve os alunos engajados. Os resultados indicam que a metodologia proposta é uma estratégia eficaz para o ensino de interações intermoleculares, promovendo uma aprendizagem mais contextualizada e significativa. A pesquisa oferece uma contribuição relevante para o ensino de Química e sugere a adaptação da metodologia para outros contextos educacionais, além de considerar o uso de tecnologias educacionais para enriquecer as experiências de aprendizagem.
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