UM CONCEPT STUDY EM UMA TURMA DE 6° ANO: INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO DE FRAÇÃO
dissertacao_mestrado
Esta pesquisa de mestrado está inserida na linha de práticas pedagógicas e recursos didáticos no contexto da Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo e articulada às ações do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática do Espírito Santo (Gepem-ES). Destacamos que todo processo de pesquisa e aplicação da prática ocorreu no período pandêmico e pós-pandêmico. O estudo de natureza qualitativa tem por objetivo investigar uma prática em sala de aula estruturada na metodologia do Concept Study. No decorrer da pesquisa, partimos de problematizações iniciais relacionadas às ideias de frações, a fim de desencadear discussões e reflexões coletivas, propiciando a (re)significação do conceito de fração. Enfatizamos o processo coletivo de investigação do conceito de fração, de forma que os significados matemáticos atribuídos pelos alunos e o contexto no qual eles estão inseridos fossem valorizados. O produto educacional aplicado e analisado nesta pesquisa se apresenta, após reformulação, por meio de um e-book, retratando a prática pedagógica desenvolvida durante a pesquisa embasada no Concept Study. Esperamos que outros profissionais da educação possam se apoiar na prática pesquisada, como possibilidade de uma investigação do conceito de fração com alunos, valorizando os saberes que emergem na coletividade da sala de aula. Enfatizamos que esta metodologia poderá ser utilizada no ensino de outros conceitos emergentes da ação docente.
Redes Sociais