Formação Inicial de monitores no MEPES : analisando o PPEP e suas contribuições na práxis da Pedagogia da Alternância

Tomazeli, Jeferson Casale (2024)

dissertação de mestrado

RESUMO: Este trabalho constitui-se de uma pesquisa de Mestrado, vinculado à linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e possui como objeto de pesquisa a Formação Inicial de Monitores da Pedagogia da Alternância no MEPES – Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo. A pesquisa buscou compreender os caminhos percorridos pelos profissionais da educação que atuam nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) durante seu processo formativo de preparação para o trabalho com a Pedagogia da Alternância, após o qual são denominados Monitores. Como fio condutor dessa formação, o Monitor deve produzir e aplicar o PPEP – Projeto de Pesquisa e Experimentação Pedagógica. Trata-se de uma Mediação Pedagógica que interage com a realidade pesquisada, com o ator da pesquisa, intrinsecamente ligado à realidade da EFA. Como objetivos específicos, este trabalho buscou compreender a proposta pedagógica da Pedagogia da Alternância, visando entender a importância da Formação Inicial para a formação de um profissional diferenciado, comprometido com os ideais da Pedagogia da Alternância; entender cada etapa do percurso formativo oferecido pelo MEPES e apontar possibilidades de melhorias ou alternativas ao que vem sendo historicamente produzido, sobretudo acerca da sistematização e da produção escrita e aplicação do PPEP pelos Monitores. Para isso, trouxemos em nosso referencial teórico pensadores que versam sobre a Pedagogia da Alternância e a Educação do Campo, como Gimonet, Nosella e Jesus, aproximando-os do diálogo com teóricos que, de forma direta ou indireta, nos ajudam a compreender o fenômeno da Educação do Campo sob uma ótica libertadora, como Freire, Gramsci e Marx. Utilizamos, como recurso metodológico, alguns pressupostos da pesquisa participante de Brandão e da Análise por Triangulação de Métodos, conforme Minayo, a fim de compreender os dados levantados por meio do questionário direcionado aos Monitores que atuam na EFA em que a pesquisa se desenvolveu, bem como os dados coletados durante pesquisa bibliográfica.

ABSTRACT: This work consists of a Master's research linked to the teacher training track of the Graduate Program in Humanities Education (PPGEH) and has as its research object the Initial Training of Monitors in the Pedagogy of Alternation at MEPES – Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo. The research aimed to understand the educational paths taken by professionals working in Agricultural Family Schools (EFAs) during their training process in preparation for working with the Pedagogy of Alternation, after which they are referred to as Monitors. As the guiding thread of this training, the Monitor must produce and apply the PPEP – Pedagogical Research and Experimentation Project. This is a Pedagogical Mediation that interacts with the researched reality and the researcher, intrinsically connected to the reality of the EFA. As specific objectives, this work sought to understand the pedagogical proposal of the Pedagogy of Alternation, aiming to comprehend the importance of Initial Training for the development of a distinct professional, committed to the ideals of the Pedagogy of Alternation; to understand each stage of the training path offered by MEPES and to point out possibilities for improvements or alternatives to what has been historically produced, especially regarding the systematization and written production and application of the PPEP by the Monitors. To this end, we brought into our theoretical framework thinkers who discuss the Pedagogy of Alternation and Rural Education, such as Gimonet, Nosella, and Jesus, bringing them into dialogue with theorists who, directly or indirectly, help us understand the phenomenon of Rural Education from a liberating perspective, such as Freire, Gramsci, and Marx. As a methodological resource, we utilized some principles of participant research as described by Brandão and Method Triangulation Analysis, according to Minayo, in order to understand the data collected through the questionnaire directed at the Monitors working in the EFA where the research was conducted, as well as the data collected during the bibliographic research.


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