IMAGENSNARRATIVAS DO GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS DE DOCENTES GAYS
dissertacao_mestrado
RESUMO Os livros didáticos continuam sendo um dos instrumentos mais utilizados em sala de aula para ensinar matemática, sendo de fundamental relevância para alguns/mas professores/as no auxílio à aprendizagem dos/as estudantes. Nesta pesquisa, por meio dos livros didáticos de matemática, foram analisadas as representações de gêneros em algumas iamagens retiradas desses livros, as quais não ilustram apenas situações naturalizadas do gênero e seus estereótipos, intencionando perpetuá-las como possibilidades de existências únicas e verdadeiras, reproduzindo e (in)visibilizando narrativas de (a)normalidades. Embora discussões sobre esse assunto no campo da Educação Matemática não sejam recentes, foi importante trabalhá-lo com o propósito de combater o preconceito e a discriminação às identidades dissidentes. Dessa forma, esta pesquisa objetivou discutir como as imagensnarrativas, dos gêneros reproduzidos nas ilustrações dos livros didáticos de matemática podem ser trabalhadas por professores/as em sala de aula para introduzir e questionar como algumas identidades estão representadas e outras esquecidas ou marginalizadas; nesse contexto, o estudo foi desenvolvido a partir de perspectivas de professores gays de matemática. O aporte teórico fundamentou-se em estudos que discutem questões de gênero, sexualidade e educação na perspectiva de Guacira Lopes Louro e Berenice Bento; em discussões de Alain Choppin sobre livro didático e Andreia Cristina Rodrigues Trevisan e Eberson Paulo Trevisan no que tange às imagens nos livros didáticos. Para tanto, metodologicamente, esse estudo é de cunho qualitativo e contou com a colaboração de cinco professores de matemática que atuam nos anos finais do ensino fundamental e se assumem homens gays. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas com esses docentes e, em seguida, analisados, observando-se o domínio (ou a falta), as inquietações e as representações de si mesmos provocadas pelas imagens, pelo incômodo e pelas rasuras em suas identidades. Finalmente foi produzido, como Produto Educacional, um caderno com discussões pedagógicas que visa contribuir com o trabalho dos/as professores/as sobre possibilidades de tencionar as identidades dissidentes e prováveis existências nas aulas de matemática. Palavras-chave: Estereótipos de gênero. Ilustrações nos livros didáticos. Imagens (e) narrativas. Professores gays. Educação Básica.
ABSTRACT Textbooks continue to be one of the most used instruments in the classroom to teach mathematics, being of fundamental relevance for some teachers in helping students learn. In this research, through mathematics textbooks, the representations of genders in some images taken from these books were analyzed, which do not just illustrate naturalized gender situations and their stereotypes, with the intention of perpetuating them as possibilities of unique and true existences, reproducing and (in)visibilizing narratives of (a)normalities. Although discussions on this subject in the field of Mathematics Education are not new, it was important to work on it with the purpose of combating prejudice and discrimination against dissident identities. Thus, this research aimed to discuss how narrative images, of the genres reproduced in the illustrations of mathematics textbooks, can be worked on by teachers in the classroom to introduce and question how some identities are represented and others forgotten or marginalized; In this context, the study was developed from the perspectives of gay mathematics teachers. The theoretical contribution was based on studies that discuss issues of gender, sexuality and education from the perspective of Guacira Lopes Louro and Berenice Bento; in discussions by Alain Choppin about textbooks and Andreia Cristina Rodrigues Trevisan and Eberson Paulo Trevisan regarding images in textbooks. Therefore, methodologically, this study is of a qualitative nature and included the collaboration of five mathematics teachers who work in the final years of elementary school and are gay men. The data was produced through interviews with these teachers and then analyzed, observing the dominance (or lack thereof), the concerns and representations of themselves caused by the images, the discomfort and the erasures in their identities. Finally, as an Educational Product, a notebook with pedagogical discussions was produced that aims to contribute to the work of teachers on possibilities of tensioning dissident identities and probable existences in mathematics classes.
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