Pensamento Computacional e Teoria da Atividade: uma proposta de formação continuada com professores de Matemática

Baptista, Carlos Bruno Freitas (2024)

dissertacao_mestrado

O Pensamento Computacional (PC) é um processo mental para resolver problemas, com base em princípios da Computação e, no cenário atual de mudanças e desafios, o seu desenvolvimento tornou-se relevante para a formação dos jovens. Nesse contexto, a educação formal tem papel fundamental e, consequentemente, ações para a capacitação docente são necessárias. Diante do exposto, a pesquisa descrita nesta dissertação teve por objetivo geral investigar contribuições de um processo formativo com professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, pautado na Teoria da Atividade (TA), para a apropriação de conhecimentos teórico-metodológicos sobre PC. A TA tem por foco as atividades desenvolvidas pelos indivíduos e as relações que decorrem delas. O processo formativo elaborado foi organizado como um curso de formação continuada, com proposta de encontros presenciais e de tarefas assíncronas. De natureza qualitativa, a pesquisa realizada foi do tipo intervenção pedagógica e o seu desenvolvimento ocorreu na forma de um curso de extensão destinado à experimentação do processo formativo elaborado. Durante esse curso, os dados de pesquisa foram produzidos por meio de dois questionários, o de Perfil e o Final, de observação das interações dos participantes, com registro de notas de campo, e da Tarefa Final realizada pelos participantes. A análise dos dados ocorreu de forma indutiva, buscando-se entender, de modo geral, os movimentos de mudança e as dinâmicas internas ocorridos durante o curso de extensão, tendo em vista captar indícios de como o objeto da atividade (conhecimentos teórico-metodológicos sobre o PC) foi sendo modificado pelos participantes. Os dados produzidos sinalizaram indícios de contribuições do processo formativo para apropriação de conhecimentos sobre o PC e considera-se que isso foi favorecido pela proposta de integração entre esse tipo de pensamento e o ensino de Matemática, assim como pelas reflexões sempre voltadas para o contexto escolar. Ao final do estudo, o produto educacional da pesquisa, que é a formação continuada elaborada, foi estruturado em um arquivo de texto e espera-se que ele possa contribuir para aproximar o PC da sala de aula de Matemática.

Computational Thinking (CT) is a problem-solving mental process, based on Computational Science principles and, in the current scenario of changes and challenges, its development has become relevant to the youth’s training. As such, formal education has a fundamental role, and, consequently, actions towards proper teacher training are necessary. Therefore, the research conducted on this study has the objective of investigating contributions of a formative process with Mathematics teachers of the final years of Elementary School, based on the Activity Theory (AT), in terms of the appropriation of theoretical-methodological knowledges about CT. AT aims at the activities developed by individuals and the relations arose from them. The formative process was organized as a continuous formation course, with the proposal of face-to-face encounters and asynchronous tasks. Being of qualitative nature, this research was of pedagogical intervention type and its development occurred as an extension course destined as the experimentation of this proposed formative process. During this course, data were produced from two questionnaires, one Profile at the beginning, and one Final; from the observation of the interactions between participants, with registry in field notes; and from the course’s Final Task. The data analysis was realized in an inductive manner, seeking to understand, in general, the movements of change and internal dynamics occurred during the extension course, aiming to capture indications as to how the object of the activity (theoretical-methodological knowledges about CT) was being modified by the participants. The produced data signaled indications of the formative process’ contribution towards the appropriation of knowledges of CT and we consider this was supported by the proposal of integrating this way of thinking and Mathematics teaching, as well as the reflections always focused on the educational context. Lastly, the research’s educational product, which is the elaborated formative process, was structured in a text file as we hope it can contribute to close the gap between CT and Mathematics classes.


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