Search
Now showing items 1-10 of 25
Saberes docentes sobre grandezas e medidas : interações entre professores do ensino fundamental
(2016)
RESUMO: Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa sobre a formação de professores, especificamente professores que ensinam Matemática. O objetivo foi verificar quais saberes sobre Grandezas e Medidas e seu processo de ...
Contribuições dos espaços da cidade para a educação científica : o entorno do Ifes - Campus Vitória e suas possibilidades educativas
(2017)
RESUMO: O presente trabalho apresenta pesquisa realizada no programa de Pós-raduação
em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). O objetivo da ...
Discussões e ações envolvendo raciocínio proporcional : reflexões sobre aprendizagens da docência de licenciandos
(2017)
RESUMO: Esta pesquisa de mestrado tem como foco investigar indícios de aprendizagens da docência oportunizadas por estudos, discussões e ações sobre raciocínio proporcional no âmbito do Laboratório de Ensino de Matemática ...
Divisão com números naturais : um estudo de saberes (re)construídos por professores dos anos iniciais do ensino fundamental
(2017)
RESUMO: Esta pesquisa teve por objetivo analisar saberes reconstruídos por professores dos anos iniciais sobre o conceito de divisão ao participar de um curso de formação continuada. Para tanto, foi disponibilizado um curso ...
Formação do professor de matemática em aulas de resolução de problemas a partir de ações colaborativas e reflexivas
(2017)
RESUMO: Uma gama de orientações na área da Educação Matemática sugere o uso da Resolução de Problemas para melhorar a qualidade do ensino da matemática, porém, sua utilização pelos profissionais docentes é ainda escassa ...
Potencialidades pedagógicas dos espaços de educação não formal da cidade de Aracruz-ES : contribuições para a formação inicial de professores de química
(2017)
RESUMO: O objetivo desse trabalho foi o de analisar as contribuições pedagógicas na formação inicial de professores de química a partir de uma intervenção realizada nos espaços de educação não formal da cidade de Aracruz, ...
O Pibid na formação inicial do licenciando em Matemática : construção de saberes da experiência docente
(2013)
RESUMO: Na educação brasileira, tem-se discutido muito, nos últimos anos, a formação inicial
de professores de matemática. Esta investigação teve por objetivo analisar
articulações de saberes específicos de matemática e ...
Contribuições das práticas pedagógicas colaborativas produzidas com temas sociocientíficos no PIBID de química
(2014)
RESUMO: O objetivo desta pesquisa é estudar como experiências vivenciadas por alunos
bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da
Universidade Federal do Espírito Santo contribui no ...
Estudo do comportamento de busca por informação científica de alunos e professores do curso de licenciatura em matemática do Ifes-Campus Cachoeiro de Itapemirim
(2013)
RESUMO: A presente analisou o comportamento de busca por informação científica de alunos
e professores do curso de licenciatura em matemática do Ifes - Campus Cachoeiro
de Itapemirim, assinalando para o fluxo informacional ...
Atribuição de significados ao conceito de variável : um estudo de caso numa Licenciatura em Matemática
(2014)
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo investigar o significado que alguns
licenciandos de Matemática atribuem ao conceito de variável na Álgebra. A pesquisa
se justifica pelo fato de que muitos são os estudantes ...
Redes Sociais