Search
Now showing items 1-10 of 18
Aprendizagens docentes em grupo de estudos sobre divisão : narrativas de práticas pedagógicas com crianças
(2014)
RESUMO: Este estudo analisa aprendizagens docentes de professoras participantes do Grupo de
Estudos de Educação Matemática (GEEM-ES) explicitadas em narrativas e reflexões
sobre o processo de ensino e aprendizagem de ...
Articulações entre o PDE - Escola e a formação continuada de professores de ciências da natureza do município de Cariacica-ES : do planejamento ao fazer docente
(2014)
RESUMO: Este estudo teve como objetivo investigar as articulações entre o programa Plano de
Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) e a Formação Continuada de
Professores, como potencialidades para aprimorar o desenvolvimento ...
Análise pedagógica do clube de ciências como extensão escolar nos anos finais do ensino fundamental : em busca da alfabetização científica com enfoque
(2014)
RESUMO: Esta pesquisa se propôs analisar os aspectos pedagógicos de um clube de ciências buscando
evidenciar os indícios de práticas pedagógicas inovadoras voltadas para a alfabetização
científica. A análise ocorreu à ...
Análise do potencial pedagógico da Primeira Feira Estadual de Ciências e Engenharia do Espírito Santo para o desenvolvimento de uma educação CTSA nas escolas públicas estaduais
(2013)
RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi analisar o potencial pedagógico da I Feira Estadual de
Ciências e Engenharia do Espírito Santo (I FECEES) da 9.ª Semana Estadual de
Ciência e Tecnologia para buscar indícios de ...
Contribuições das práticas pedagógicas colaborativas produzidas com temas sociocientíficos no PIBID de química
(2014)
RESUMO: O objetivo desta pesquisa é estudar como experiências vivenciadas por alunos
bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da
Universidade Federal do Espírito Santo contribui no ...
Um estudo das considerações de professores e alunos sobre o Curso Técnico de Metalurgia na modalidade da Educação de Jovens e Adultos
(2013)
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as considerações docentes e
discentes quanto aos recursos didáticos utilizados nas práticas educativas em aulas
de matemática, bem como sobre a integração curricular, ...
Para além do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : saberes-fazeres matemáticos de professoras alfabetizadoras do município de Serra
(2016)
RESUMO: A pesquisa buscou a partir das etapas concluídas do Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no município de Serra, refletir para além do
experienciado na Formação Continuada de 2014, chegando ao ...
Pluralismo metodológico : contribuições no PIBD na formação continuada de professores supervisores de química
(2016)
RESUMO: O PIBID se configura como Programa de fomento à docência em ambientes escolares onde estão diretamente envolvidos envolvidos: (1) alunos de licenciatura, (2) professores universitários e, (3) professores-supervisores ...
A Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira : contribuições para a educação científica na rede municipal de ensino de Cariacica-ES
(2015)
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo analisar as potencialidades educativas da Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira, visando a contribuir com a promoção de uma Educação Científica na rede municipal de ensino de ...
O ensino de calorimetria a partir de uma unidade de ensino potencialmente significativa com a utilização de calorímetro alternativo
(2025)
RESUMO
Os experimentos, quando inseridos em uma proposta pedagógica consistente, podem
potencializar os processos de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, esta pesquisa
qualitativa e quantitativa teve como objetivo ...
Redes Sociais