Search
Now showing items 1-10 of 37
A educação ambiental no ensino médio : uma proposta de abordagem temática na física térmica sob o enfoque CTS/CTSA
(2020)
RESUMO: As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Ambiental (CNE n.º 02/2012), combinadas com a Lei Federal n.º 9795/1999, estabelecem que a Educação Ambiental deve estar presente em todos os níveis e modalidades ...
Uma proposta de UEPS para o ensino de morfologia de galáxias como tópico de astronomia para o ensino médio
(2020)
RESUMO: Este trabalho é uma proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), referente ao conteúdo de morfologia de galáxias. As UEPS são sequências de ensino à luz da teoria da Aprendizagem Significativa ...
Utilização de experimentos com robótica educacional para ensino da mecânica
(2020)
RESUMO: No Ensino tradicional de Física, os professores enfrentam diversas dificuldades, entre elas a falta de motivação dos alunos, já que as dinâmicas das aulas de Física se restringem em apresentar os assuntos contidos ...
A utilização de metodologias alternativas e experimentação no ensino de física : um olhar sobre as práticas argumentativas em sala de aula
(2013)
RESUMO: Esta pesquisa teve como principal objeto de estudo as relações entre a
aprendizagem, alfabetização científica e aplicação de recursos tecnológicos. Um dos
conceitos que foram desenvolvidos com os alunos nesse ...
Calor e temperatura no ensino médio : uma abordagem via modelagem matemática na perspectiva sociocrítica
(2017)
RESUMO: Um dos grandes desafios enfrentados por professores de Física do Ensino Médio é fazer com
que as aulas despertem o interesse dos alunos e que consigam relacionar o conteúdo com o
próprio dia a dia, considerando-o ...
Divulgação científica e ensino de ciências no ensino médio : relato dos professores de física
(2017)
RESUMO: As últimas décadas viram surgir a necessidade democrática de uma maior alfabetização científica, de modo a permitir ao cidadão uma leitura ampliada e crítica do mundo, que o capacite a participar dos debates e das ...
Impulso e quantidade de movimento : uma proposta de aprendizagem por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa
(2016)
RESUMO: Atualmente muito têm se discutido e realizado pesquisas em ensino de Física que objetiva uma melhor aprendizagem de nossos discentes. É imponente a necessidade de romper com um paradigma apoiado em uma metodologia ...
Uma proposta para vivenciar, no ensino médio, os conceitos iniciais de termodinâmica por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa
(2016)
RESUMO: A dissertação apresentada neste trabalho é o relato da aplicação de uma Unidade de
Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) voltada para o ensino dos conceitos
iniciais sobre termodinâmica em uma escola particular ...
O estudo da história da ciência no Circuito Cultural da Praça da Liberdade – BH-MG
(2016)
RESUMO: Este estudo teve por finalidade demonstrar a aplicabilidade da aula de campo nos espaços não formais do Circuito Cultural da Praça da Liberdade – BH-MG para o ensino da história da ciência. Os conhecimentos que a ...
Ensino e aprendizagem de movimento retilíneo pelas via das situações didáticas
(2016)
RESUMO: Problemas de Física são rotulados por diversos alunos como problemas de difícil
compreensão e tal fato ocorre possivelmente pela falta de contextualização dos conteúdos
ensinados no âmbito do Ensino Médio e à ...
Redes Sociais