Search
Now showing items 1-10 of 17
Aulas de campo na planície aluvionar do Rio Doce da perspectiva da educação ambiental crítica
(2017)
RESUMO: O histórico processo de degradação despertou-nos um olhar crítico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Doce. O baixo volume hídrico expôs o risco do desabastecimento, a ausência da cobertura vegetal e o despejo de ...
Contribuições dos espaços da cidade para a educação científica : o entorno do Ifes - Campus Vitória e suas possibilidades educativas
(2017)
RESUMO: O presente trabalho apresenta pesquisa realizada no programa de Pós-raduação
em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). O objetivo da ...
Aula de campo na planície de inundação do Rio Itabapoana : promoção da alfabetização científica no contexto das enchentes
(2017)
RESUMO: O município de Bom Jesus do Itabapoana-RJ pertence à bacia hidrográfica do rio Itabapoana. O objetivo desta pesquisa foi analisar a contribuição de uma aula de campo na planície de drenagem do rio Itabapoana para ...
Desenvolvimento de um projeto de educação alimentar com enfoque CTS/CTSA no contexto do ensino médio público
(2017)
RESUMO: O objetivo dessa investigação foi o de estudar o desenvolvimento de um projeto escolar para
discutir a temática de educação alimentar com enfoque de Ciência-Tecnologia-Sociedade-
Ambiente (CTS/CTSA). O projeto ...
Educação estética e científica mediada pelas obras de arte do acervo do Ifes : formação omnilateral no ensino médio integrado
(2017)
RESUMO: O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) possui um acervo de obras de arte alocado em
setores administrativos do campus Vitória. O acesso às obras é restrito a um público limitado,
demandando ações educativas ...
Uso de tecnologias digitais no ensino de geografia escolar : potencialidades e limitações
(2017)
RESUMO: A inserção de tecnologias digitais no ambiente escolar vem crescendo a cada dia e
diversos autores, como Almeida (2000), Valente (1999), Kenski (1998), Wiley (2000),
entre outros, pesquisam seus efeitos no processo ...
Aprendendo sobre ambiente no museu : potencialidades educativas do Instituto Nacional da Mata Atlântica
(2017)
RESUMO: O estudo aborda as potencialidades educativas do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) enquanto espaço educativo não formal e investiga possíveis contribuições das visitas mediadas para a formação das concepções ...
Ciências em quadros : as contribuições da arte sequencial para a educação científica no ensino de ciências
(2016)
RESUMO: Esta pesquisa objetiva entender como a Arte Sequencial (representada pelas
histórias em quadrinhos, tiras cômicas, charges e cartuns) é capaz de mediar a
Educação Científica na formação docente, contribuindo para ...
Análise pedagógica do clube de ciências como extensão escolar nos anos finais do ensino fundamental : em busca da alfabetização científica com enfoque
(2014)
RESUMO: Esta pesquisa se propôs analisar os aspectos pedagógicos de um clube de ciências buscando
evidenciar os indícios de práticas pedagógicas inovadoras voltadas para a alfabetização
científica. A análise ocorreu à ...
Aulas de campo na perspectiva histórico crítica : contribuições para os espaços de educação não formal
(2013)
RESUMO: A expressão aula de campo pode designar a articulação entre teoria e empiria à
medida que favorece uma abordagem menos fragmentada e menos abstrata no
estudo de espaços geográficos. Esses devem ser considerados ...
Redes Sociais