Search
Now showing items 1-10 of 27
Aulas de campo na planície aluvionar do Rio Doce da perspectiva da educação ambiental crítica
(2017)
RESUMO: O histórico processo de degradação despertou-nos um olhar crítico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Doce. O baixo volume hídrico expôs o risco do desabastecimento, a ausência da cobertura vegetal e o despejo de ...
Aula de campo na planície de inundação do Rio Itabapoana : promoção da alfabetização científica no contexto das enchentes
(2017)
RESUMO: O município de Bom Jesus do Itabapoana-RJ pertence à bacia hidrográfica do rio Itabapoana. O objetivo desta pesquisa foi analisar a contribuição de uma aula de campo na planície de drenagem do rio Itabapoana para ...
Projeto “Mascavo” : educação química a partir dos estudos culturais da construção social de ciência e tecnologia da produção artesanal de açúcar
(2017)
RESUMO: O objetivo dessa investigação foi o de estudar os aspectos metodológicos e a perspectiva da educação CTS/CTSA do desenvolvimento de um projeto escolar para discutir a temática de produção de açúcar. O projeto ...
Potencialidades pedagógicas dos espaços de educação não formal da cidade de Aracruz-ES : contribuições para a formação inicial de professores de química
(2017)
RESUMO: O objetivo desse trabalho foi o de analisar as contribuições pedagógicas na formação inicial de professores de química a partir de uma intervenção realizada nos espaços de educação não formal da cidade de Aracruz, ...
Projeto “redepesca” : debates sobre as atividades pesqueiras na educação profissional de nível médio
(2017)
RESUMO: O objetivo desta investigação foi o de estudar o potencial pedagógico de um projeto escolar intitulado “RedePesca”, tem como base a pedagogia da Práxis e os estudos CTS/CTSA. O projeto foi realizado no campus do ...
Projeto escolar “Café de Venda Nova do Imigrante” com CTS/CTSA no ensino médio público : uma prática pedagógica além da sala de aula
(2017)
RESUMO: O objetivo desta investigação foi o de estudar aspectos metodológicos e a educação
CTS/CTSA no desenvolvimento do projeto de escolar chamado “Café de Venda Nova do
Imigrante”, realizado em uma Escola Pública ...
Aprendendo sobre ambiente no museu : potencialidades educativas do Instituto Nacional da Mata Atlântica
(2017)
RESUMO: O estudo aborda as potencialidades educativas do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) enquanto espaço educativo não formal e investiga possíveis contribuições das visitas mediadas para a formação das concepções ...
Ensino de biologia no Instituto Nacional da Mata Atlântica - INMA : um olhar para as ações mediadas
(2017)
RESUMO: Esta pesquisa analisou os principais aspectos do ensino de ciências por investigação presentes
nas atividades implementadas no INMA denominadas visitas monitoradas e projeto Jovens
Pesquisadores, sob o olhar da ...
A aula de campo e suas potencialidades para a promoção da alfabetização científica : um olhar além do alumbramento
(2017)
RESUMO: Esta pesquisa investiga a relevância da alfabetização científica e do uso de espaços
educativos não formais para uma formação educacional que prepare os indivíduos
para o exercício da cidadania. Justifica-se pelo ...
Uma perspectiva histórico-crítica da eletricidade para o ensino de ciências : a integração de conteúdos escolares ao acervo da escola da ciência-física no contexto da alfabetização científica
(2018)
RESUMO: Como uma atividade humana do conhecimento, a Ciência pode ser entendida,
ensinada e aprendida de diversos modos. Esta pesquisa buscou trilhar um caminho
entrelaçado com a História da Ciência e apresentar uma ...
Redes Sociais