Browsing Ciências Exatas e da Terra by Issue Date
Now showing items 1-20 of 297
-
Ensino por investigação nos anos iniciais : análise de sequências didáticas de ciências sobre seres vivos na perspectiva da alfabetização científica
(2013)RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi estudar os aspectos pedagógicos e epistemológicos de duas sequências didáticas, aplicadas no primeiro ano do ensino fundamental de uma Escola Pública do Município de Vitória, no Estado ...
-
Uma proposta dialógica com educandos jovens e adultos para reelaboração de materiais didáticos de matemática
(2013)RESUMO: Utilizamos no Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, campus Vitória, um material didático de matemática de autoria do grupo de pesquisa GEPEM-ES e especificamente elaborado para atender parte da matemática ...
-
Análise do potencial pedagógico da Primeira Feira Estadual de Ciências e Engenharia do Espírito Santo para o desenvolvimento de uma educação CTSA nas escolas públicas estaduais
(2013)RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi analisar o potencial pedagógico da I Feira Estadual de Ciências e Engenharia do Espírito Santo (I FECEES) da 9.ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia para buscar indícios de ...
-
Análise pedagógica do cineclube escolar para debater ciência-tecnologia-sociedade-ambiente com enfoque da pedagogia histórica-crítica
(2013)RESUMO: O objetivo dessa pesquisa foi analisar o projeto de extensão escolar chamado Cineclube na Escola, que foi realizado em uma Escola Pública Estadual do Espírito Santo, buscando a promoção de debates e reflexões ...
-
A prática pedagógica em educação ambiental de professores das séries iniciais de uma escola do município da Serra-ES : um estudo crítico-reflexivo
(2013)RESUMO: O caráter de transversalidade da Educação Ambiental na prática educacional favorece uma ação reflexiva e crítica acerca da realidade, possibilitando uma conscientização no âmbito das variadas situações que a ...
-
Jornal Escolar da Ciência como projeto de iniciação científica júnior : aspectos pedagógicos e epistemológicos à luz do enfoque CTSA
(2013)RESUMO: O objetivo da pesquisa foi analisar o projeto de extensão escolar chamado de Jornal Escolar da Ciência que foi realizado em uma Escola Pública Estadual do Espírito Santo, buscando a promoção de debates e reflexões ...
-
Estudo do comportamento de busca por informação científica de alunos e professores do curso de licenciatura em matemática do Ifes-Campus Cachoeiro de Itapemirim
(2013)RESUMO: A presente analisou o comportamento de busca por informação científica de alunos e professores do curso de licenciatura em matemática do Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim, assinalando para o fluxo informacional ...
-
Estudo sobre a aprendizagem dialógica em ambientes virtuais de aprendizagem na disciplina matemática
(2013)RESUMO: Esta pesquisa tratou da Aprendizagem Dialógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem com o objetivo de analisar as estratégias e metodologias presentes no processo de ensino e aprendizagem de matemática de curso ...
-
Um estudo das considerações de professores e alunos sobre o Curso Técnico de Metalurgia na modalidade da Educação de Jovens e Adultos
(2013)RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as considerações docentes e discentes quanto aos recursos didáticos utilizados nas práticas educativas em aulas de matemática, bem como sobre a integração curricular, ...
-
Atividades investigativas no ensino de ciências : uma sequência didática sobre o tema fungos para o ensino fundamental
(2013)RESUMO: A presente pesquisa consistiu na utilização de diferentes atividades por meio de um ensino investigativo com o tema fungos, de forma a propiciar aos alunos a oportunidade de agir, acompanhar ações e demonstrações ...
-
Design instrucional na educação matemática a distância : desfios e reflexões
(2013)RESUMO: O planejamento de disciplinas de Matemática ofertadas na modalidade de Educação a Distância (EaD) envolve aspectos diferentes daquelas oferecidas presencialmente, uma vez que não basta uma simples transposição ...
-
Cineclube na escola : uma proposta de alfabetização científica na perspectiva CTSA analisada à luz da pedagogia da complexidade
(2013)RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi analisar as ações de um Projeto de Cineclube desenvolvido em uma Escola Pública da Rede Estadual do Espírito Santo, com o objetivo de promover a Alfabetização Científica na perspectiva ...
-
As diferentes representações ao se fazer a transposição didática do conceito de função
(2013)RESUMO: Neste trabalho de pesquisa, procuramos entender as diferentes representações ao se fazer a transposição didática do conceito de função, baseados em referenciais teóricos que reconhecem a escola como um espaço não ...
-
Avaliação da matemática escolar em larga escala : reflexos na rede municipal em Muniz Freire-ES
(2013)RESUMO: O objetivo desta pesquisa é analisar as ações utilizadas pela secretaria de educação e as metodologias de professores de matemática da rede municipal do município de Muniz Freire, durante o período de 2005 a 2011, ...
-
Ensino e apredizagem de matemática e educação do campo : o caso da escola municipal comunitária rural “Padre Fulgêncio do Menino Jesus”, município de Colatina, estado do Espiríto Santo
(2013)RESUMO: O presente trabalho de pesquisa tem como base a apresentação de análises de momentos educativos experimentados por estudantes, em aulas da área de conhecimento de matemática, na turma do sétimo ano do Ensino ...
-
O museu como espaço educativo não formal de construção de conhecimento científico : usos e práticas de ensino no Sítio de Anchieta – Espírito Santo
(2013)RESUMO: Esta pesquisa desenvolveu um estudo acerca das propriedades pedagógicas do museu como espaço educativo não formal de construção do conhecimento científico. Buscou apresentar as possibilidades de associação de ...
-
Uma proposta de integração de ciências e matemática com disciplinas técnicas no curso de geoprocessamento
(2013)RESUMO: Esta dissertação trata de um estudo de caso de práticas pedagógicas que integram Ciências e Matemática com disciplinas técnicas no curso Técnico de Geoprocessamento do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) ...
-
O quiz como facilitador do desenvolvimento do raciocínio lógico e algumas relações com a motivação dos estudantes
(2013)RESUMO: O presente estudo verifica o desempenho dos estudantes em testes de raciocínio lógico e suas impressões motivacionais em meio à interação promovida pelo QUIZ. O QUIZ é um evento normalmente aplicado na semana ...
-
O Pibid na formação inicial do licenciando em Matemática : construção de saberes da experiência docente
(2013)RESUMO: Na educação brasileira, tem-se discutido muito, nos últimos anos, a formação inicial de professores de matemática. Esta investigação teve por objetivo analisar articulações de saberes específicos de matemática e ...
-
A utilização de metodologias alternativas e experimentação no ensino de física : um olhar sobre as práticas argumentativas em sala de aula
(2013)RESUMO: Esta pesquisa teve como principal objeto de estudo as relações entre a aprendizagem, alfabetização científica e aplicação de recursos tecnológicos. Um dos conceitos que foram desenvolvidos com os alunos nesse ...
Redes Sociais