Browsing Ciências Exatas e da Terra by Author "Amado, Manuella Villar"
Now showing items 1-13 of 13
-
Alfabetização científica a partir da aprendizagem baseada na resolução de problemas : a contextualização do cultivo da mandioca
Ottz, Patrícia Regina Carvalho (2014)RESUMO: Esta pesquisa analisou os resultados de duas propostas investigativas que contextualizam o cultivo da mandioca no ensino de Ciências da Natureza por meio da metodologia da Aprendizagem Baseada na Resolução de ...
-
Aprendizagem baseada na resolução de problemas articulada à atividade experimental problematizada: ensino de química no contexto CTSA do sódio
Martins, Daniel de Guarçoni (Vila Velha, 2020)O Ensino de Química por meio de modelo de aula tradicional tem refletido na falta de interesse dos alunos do século XXI. Há a necessidade de quebra de paradigmas e procura por metodologias ativas que promovam a mobilização ...
-
Atividades investigativas no ensino de ciências : uma sequência didática sobre o tema fungos para o ensino fundamental
Rui, Helania Mara Grippa (2013)RESUMO: A presente pesquisa consistiu na utilização de diferentes atividades por meio de um ensino investigativo com o tema fungos, de forma a propiciar aos alunos a oportunidade de agir, acompanhar ações e demonstrações ...
-
Ensino por investigação nos anos iniciais : análise de sequências didáticas de ciências sobre seres vivos na perspectiva da alfabetização científica
Leonor, Patrícia Bastos (2013)RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi estudar os aspectos pedagógicos e epistemológicos de duas sequências didáticas, aplicadas no primeiro ano do ensino fundamental de uma Escola Pública do Município de Vitória, no Estado ...
-
O museu de ciências da vida como espaço de alfabetização científica : um olhar na formação continuada de professores
Dias, Marina Cadete da Penha (2014)RESUMO: Dada à função educativa e ao potencial pedagógico dos museus é domínio comum o crescente número de professores que passam a utilizar esses espaços. Acerca disso, torna-se necessário uma olhar especial para a ...
-
Uma perspectiva histórico-crítica da eletricidade para o ensino de ciências : a integração de conteúdos escolares ao acervo da escola da ciência-física no contexto da alfabetização científica
Santos, Carlos Alberto Firmino dos (2018)RESUMO: Como uma atividade humana do conhecimento, a Ciência pode ser entendida, ensinada e aprendida de diversos modos. Esta pesquisa buscou trilhar um caminho entrelaçado com a História da Ciência e apresentar uma ...
-
Perspectivas dos espaços de educação não formal e da abordagem CTSA na formação do técnico em mineração : um estudo de caso no Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim
Castilho, Evanizis Dias Frizzera (2014)RESUMO: O presente trabalho pretende investigar como a abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e a utilização de espaços de educação não formal podem influenciar a formação do Curso Técnico em Mineração ...
-
O potencial pedagógico do espaço de educação não formal Parque da Manteigueira (Vila Velha-ES) : uma proposta de sequência didática com abordagem sociocultural
Roldi, Kleber (2015)RESUMO: O presente trabalho objetivou estudar o potencial pedagógico da Unidade de Conservação Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, localizada em Vila Velha, Espírito Santo, como espaço de educação não formal ...
-
Potencialidades educativas do Museu de Biologia Professor Mello Leitão para o ensino de química na perspectiva da alfabetização científica
Fabri Júnior, Reginaldo (Vila Velha, 2020)Este trabalho descreve o estudo para determinar as potencialidades que o Museu de Biologia Professor Mello Leitão, Santa Teresa, ES, possui para o ensino de Química, na perspectiva da alfabetização científica. Objetivou-se, ...
-
Prática pedagógica interdisciplinar no Curso Técnico em Pesca : um olhar sobre as ilhas costeiras de Piúma-ES com vistas à promoção da educação ambiental crítica
Monteiro, Charlles (2018)RESUMO: O objetivo dessa pesquisa foi investigar o potencial pedagógico para uma educação ambiental crítica por intermédio de uma sequência didática (SD) sociocultural e interdisciplinar desenvolvida no Instituto Federal ...
-
Projeto escolar de botânica sob a perspectiva da abordagem CSTA : uma estratégia para promover a aprendizagem significativa crítica no ensino médio
Krauzer, Kelly Araújo Ferreira (2014)RESUMO: Considerando a forte relação que as plantas têm com as pessoas e a dificuldade de encontrar materiais didáticos que contribuam para a aprendizagem dos alunos sobre esse tema, o objetivo do trabalho foi investigar ...
-
Proposta de circuitos educativos para o município de Venda Nova do Imigrante : potencialidades do agroturismo para a promoção da alfabetização científica
Vieira, Luciane da Silva Lima (2018)RESUMO: O Município de Venda Nova do Imigrante situa-se na região serrana do Estado do Espírito Santo sendo considerado uma referência nacional em Agroturismo, modalidade de turismo rural que associa a vivência do cotidiano ...
-
RISCO GEOLÓGICO NO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS: UMA AULA DE CAMPO NA RAMPA DO URUBU – VIANA (ES) PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Marques, Aline Mattos de Souza (Vila Velha, 2022)Esta pesquisa discute a importância do ensino de Geociências nas escolas, sobretudo por meio da utilização das aulas de campo como coadjuvantes no processo de ensino aprendizagem dos estudantes para discussão de temas ...
Redes Sociais