Browsing Ciências Exatas e da Terra by Issue Date
Now showing items 21-40 of 325
-
O quiz como facilitador do desenvolvimento do raciocínio lógico e algumas relações com a motivação dos estudantes
(2013)RESUMO: O presente estudo verifica o desempenho dos estudantes em testes de raciocínio lógico e suas impressões motivacionais em meio à interação promovida pelo QUIZ. O QUIZ é um evento normalmente aplicado na semana ...
-
Saberes docentes na perspectiva da educação matemática crítica
(2013)RESUMO: Neste trabalho, lançamo-nos ao desafio de uma pesquisa que refletisse se o professor de Matemática se utiliza de seus saberes na perspectiva de uma Educação Matemática Crítica, na modalidade EJA, no Instituto ...
-
O museu como espaço educativo não formal de construção de conhecimento científico : usos e práticas de ensino no Sítio de Anchieta – Espírito Santo
(2013)RESUMO: Esta pesquisa desenvolveu um estudo acerca das propriedades pedagógicas do museu como espaço educativo não formal de construção do conhecimento científico. Buscou apresentar as possibilidades de associação de ...
-
Alfabetização científica a partir da aprendizagem baseada na resolução de problemas : a contextualização do cultivo da mandioca
(2014)RESUMO: Esta pesquisa analisou os resultados de duas propostas investigativas que contextualizam o cultivo da mandioca no ensino de Ciências da Natureza por meio da metodologia da Aprendizagem Baseada na Resolução de ...
-
Aprendizagens docentes em grupo de estudos sobre divisão : narrativas de práticas pedagógicas com crianças
(2014)RESUMO: Este estudo analisa aprendizagens docentes de professoras participantes do Grupo de Estudos de Educação Matemática (GEEM-ES) explicitadas em narrativas e reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem de ...
-
Articulações entre o PDE - Escola e a formação continuada de professores de ciências da natureza do município de Cariacica-ES : do planejamento ao fazer docente
(2014)RESUMO: Este estudo teve como objetivo investigar as articulações entre o programa Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) e a Formação Continuada de Professores, como potencialidades para aprimorar o desenvolvimento ...
-
Ações e reflexões de licenciados sobre o ensino-aprendizagem da álgebra no PIBID-IFES
(2014)RESUMO: Esta pesquisa traz uma análise de reflexões e conhecimentos em relação a prática docente e o ensino-aprendizagem de Álgebra apontados por licenciandos em Matemática que fazem parte do Programa Institucional de ...
-
Análise pedagógica do clube de ciências como extensão escolar nos anos finais do ensino fundamental : em busca da alfabetização científica com enfoque
(2014)RESUMO: Esta pesquisa se propôs analisar os aspectos pedagógicos de um clube de ciências buscando evidenciar os indícios de práticas pedagógicas inovadoras voltadas para a alfabetização científica. A análise ocorreu à ...
-
(Des)construção do pensamento geométrico : uma experiência compartilhada entre professores e uma aluna surda
(2014)RESUMO: O eixo central deste estudo surgiu da necessidade de elaborar práticas pedagógicas inclusivas para o ensino e aprendizagem da geometria para alunos surdos. Considerando o aspecto visual da geometria capaz de ...
-
Contribuições das práticas pedagógicas colaborativas produzidas com temas sociocientíficos no PIBID de química
(2014)RESUMO: O objetivo desta pesquisa é estudar como experiências vivenciadas por alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Espírito Santo contribui no ...
-
Os ciganos calon do acampamento em Praia Grande e o espaço escolar : um olhar etnomatemático
(2014)RESUMO: Este trabalho teve como propósito a observação da prática matemática usada por um grupo específico de Ciganos Calon que habitam em uma área de Praia Grande – Município de Fundão – ES e a relação dessas observações ...
-
Construção de sentido na leitura e compreensão de enunciados e conteúdos matemáticos por crianças surdas a partir da literatura infantil
(2014)RESUMO: A leitura e a compreensão textual expõem o quanto a linguagem está diretamente ligada à construção de sentido e na ampliação do conhecimento de mundo. A língua/linguagem de modo geral, sempre nos oportuniza novas ...
-
Atribuição de significados ao conceito de variável : um estudo de caso numa Licenciatura em Matemática
(2014)RESUMO: O presente estudo tem como objetivo investigar o significado que alguns licenciandos de Matemática atribuem ao conceito de variável na Álgebra. A pesquisa se justifica pelo fato de que muitos são os estudantes ...
-
A educação científica no ensino fundamental a partir da horta medicinal : uma proposta de alfabetização científica usando a revista Ciência Hoje das Crianças
(2014)RESUMO: A alfabetização científica tem sido discutida nas disciplinas de ciências com o objetivo de formar nos alunos uma consciência crítica da ciência e da tecnologia na sociedade e no ambiente. Em conformidade com ...
-
Um olhar sobre as 1ª e 2ª Feiras de Ciência e Engenharia do Espírito Santo : a pedagogia de projetos a serviço da educação científica
(2014)RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi analisar a contribuição das 1ª e 2ª Feiras Estaduais de Ciência e Engenharia do ES (FECEES), a partir da Pedagogia de Projetos, para o ensino de ciências. Um dos objetivos específicos ...
-
Visualização de elementos geométricos com uso de vídeos : uma experiência com alunos do 6º ano
(2014)RESUMO: A forma de abordagem de conteúdos matemáticos, em especial a geometria, é fator importante no processo de construção de conhecimento por parte dos alunos, e o papel do professor, nesse contexto, é de facilitar o ...
-
Estudo sobre as contribuições do 'Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência' - PIBID, para a formação inicial de discentes de licenciatura em ciências biológicas, à luz da pedagogia de projetos
(2014)RESUMO: O PIBID é uma política pública de Educação para formação inicial de professores. Nova no contexto nacional, apresenta-se como um terreno fértil de investigação, demonstrando-se no primeiro momento da sua implementação ...
-
Uma sequência didática interdisciplinar para debater o tema sociocientífico manguezal no Centro de Educação Ambiental Jacuhy
(2014)RESUMO: Pensar em estratégias didáticas voltadas para o ensino fundamental, tanto nos espaços formais como nos espaços não formais de educação, as quais despertem no educando o interesse e a participação nas aulas são ...
-
As trilhas ecológicas como proposta pedagógica em espaços educativos não formais
(2014)RESUMO: O termo não formal tem sido utilizado com bastante frequência na área da educação para situar atividades e experiências diversas, distintas daquelas que ocorrem nas escolas. Estes espaços não formais (zoológicos, ...
-
Contribuições de atividades de investigação e exploração com o computador na produção de conhecimento acerca do assunto semelhança
(2014)RESUMO: Apresento, neste trabalho, análises de resultados da aplicação de um conjunto de atividades que partiram de processos exploratórios e investigativos com recursos computacionais Superlogo e Geogebra. A experiência ...
Redes Sociais