Browsing Ciências Exatas e da Terra by Title
Now showing items 33-52 of 325
-
Apropriação do uso de tecnologias digitais na realização de uma prática pedagógica : um olhar sobre a formação inicial do professor de matemática
(2016)RESUMO: Este trabalho versa sobre o uso de tecnologias digitais na produção de atividades matemáticas na Formação Inicial de Professores de Matemática. A problemática discutida envolveu a utilização de dispositivos móveis ...
-
Arquiteturas de redes neurais profundas para classificação de dialetos e sotaques
(Serra, 2022-02-08)RESUMO A classificação automática de sotaques possui diversas aplicações potenciais como a identificação e autenticação de usuários, ferramentas de investigação forense e a seleção de modelos especializados para as ...
-
Articulações entre o PDE - Escola e a formação continuada de professores de ciências da natureza do município de Cariacica-ES : do planejamento ao fazer docente
(2014)RESUMO: Este estudo teve como objetivo investigar as articulações entre o programa Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) e a Formação Continuada de Professores, como potencialidades para aprimorar o desenvolvimento ...
-
Atividades experimentais com bicicleta no ensino de movimento circular
(2017)RESUMO: Dentre algumas das dificuldades comumente expostas pela classe docente na implantação de atividades práticas no desenvolvimento de estratégias de ensino, podemos citar a falta de material didático de apoio, ...
-
Atividades investigativas no ensino de ciências : uma sequência didática sobre o tema fungos para o ensino fundamental
(2013)RESUMO: A presente pesquisa consistiu na utilização de diferentes atividades por meio de um ensino investigativo com o tema fungos, de forma a propiciar aos alunos a oportunidade de agir, acompanhar ações e demonstrações ...
-
Atividades investigativas no ensino de física : experimentos de Hertz no ensino médio
(2017)RESUMO: Muito tem sido discutido e observado, que metodologias educacionais tradicionais não são mais sucintas para despertar o interesse dos estudantes, ocasionando uma queda no seu rendimento ou até mesmo desgostando do ...
-
Atribuição de significados ao conceito de variável : um estudo de caso numa Licenciatura em Matemática
(2014)RESUMO: O presente estudo tem como objetivo investigar o significado que alguns licenciandos de Matemática atribuem ao conceito de variável na Álgebra. A pesquisa se justifica pelo fato de que muitos são os estudantes ...
-
A aula de campo e suas potencialidades para a promoção da alfabetização científica : um olhar além do alumbramento
(2017)RESUMO: Esta pesquisa investiga a relevância da alfabetização científica e do uso de espaços educativos não formais para uma formação educacional que prepare os indivíduos para o exercício da cidadania. Justifica-se pelo ...
-
AULA DE CAMPO NA LAGUNA CACULUCAGEM PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: APRENDENDO CONCEITOS DE ECOLOGIA
(Vila Velha, 2024)A pesquisa explora as potencialidades pedagógicas de uma aula de campo na Laguna Caculucagem em Marataízes-ES, com a participação de alunos do 7º ano da EMEF Nagib Meleip, uma escola pública municipal. A partir desse ...
-
Aula de campo na planície de inundação do Rio Itabapoana : promoção da alfabetização científica no contexto das enchentes
(2017)RESUMO: O município de Bom Jesus do Itabapoana-RJ pertence à bacia hidrográfica do rio Itabapoana. O objetivo desta pesquisa foi analisar a contribuição de uma aula de campo na planície de drenagem do rio Itabapoana para ...
-
Aulas de campo : uma proposta para o ensino de ciências que tenha como eixo integrador a educação ambiental crítica
(2015)RESUMO: O ambiente escolar deixou de ser a única fonte para busca de conhecimento. Na última década, é notório o crescimento da utilização dos espaços educativos não formais pelo espaço formal, a escola. O objetivo geral ...
-
Aulas de campo como estratégia de integração entre espaços educativos não formais e escola : o Rio Pardo como local para abordar uma educação ambiental
(2018)RESUMO: Esta pesquisa busca identificar de que maneira a prática metodológica de aulas de campo realizada no rio Pardo, principal corpo hídrico da cidade de Ibatiba, pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem dando ...
-
Aulas de campo na perspectiva histórico crítica : contribuições para os espaços de educação não formal
(2013)RESUMO: A expressão aula de campo pode designar a articulação entre teoria e empiria à medida que favorece uma abordagem menos fragmentada e menos abstrata no estudo de espaços geográficos. Esses devem ser considerados ...
-
Aulas de campo na planície aluvionar do Rio Doce da perspectiva da educação ambiental crítica
(2017)RESUMO: O histórico processo de degradação despertou-nos um olhar crítico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Doce. O baixo volume hídrico expôs o risco do desabastecimento, a ausência da cobertura vegetal e o despejo de ...
-
Autobiolearn : um arcabouço para automação de modelos de aprendizado de máquina e explicabilidade em dados clínicos
(Serra, 2024)Nas últimas duas décadas, o volume de dados biológicos e clínicos cresceu exponencialmente, impulsionado por avanços tecnológicos, como o sequenciamento de nova geração (NGS), e por iniciativas de grande escala, como o ...
-
Autoconceito, atitude e desempenho em matemática : um estudo de algumas relações
(2014)RESUMO: Este estudo teve como objetivo principal a produção de um aplicativo digital e seu respectivo guia didático que permitissem a utilização e o aproveitamento das variáveis psicossociais Autoconceito e Atitude, por ...
-
Automatização da análise de transientes de pressão para gerenciamento contínuo de dano de formação em poços de petróleo
(Serra, ES - Brasil, 2023-04-12)Dentre os fatores que afetam o desempenho de poços de petróleo, destaca-se o dano de formação, cuja principal ferramenta de monitoramento e avaliação é a análise de transientes de pressão (PTA — Pressure Transient Analysis). ...
-
Avaliação da matemática escolar em larga escala : reflexos na rede municipal em Muniz Freire-ES
(2013)RESUMO: O objetivo desta pesquisa é analisar as ações utilizadas pela secretaria de educação e as metodologias de professores de matemática da rede municipal do município de Muniz Freire, durante o período de 2005 a 2011, ...
-
Álgebra e história da matemática : análise de uma proposta de ensino a partir da matemática do antigo Egito
(2016)RESUMO: O objetivo dessa pesquisa é o de analisar contribuições da História da Matemática no processo de ensino e aprendizagem de Álgebra. A ação pedagógica ocorreu em uma escola pública municipal localizada na cidade de ...
-
Biocombustíveis (etanol e biodiesel) à luz da Alfabetização científica: potencialidades e desafios no ensino de química
(Vila Velha, 2020)O presente trabalho buscou promover a alfabetização científica por meio de uma sequência didática (SD) com a temática biocombustíveis numa abordagem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) em alunos da 3ª série ...
Redes Sociais