Browsing Ciências Exatas e da Terra by Title
Now showing items 143-162 of 308
-
Estudo das transformações de energia em uma abordagem CTSA
(Cariacica, 2019)RESUMO: A presente dissertação tem por objetivo relatar o processo de construção e aplicação de uma sequência didática relacionado no estudo de energia com uma abordagem em ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente ...
-
Um estudo de avaliação da viabilidade energética da tecnologia tinyml em dispositivos embarcados para aplicações de visão computacional no cenário IoT
(Serra, 2023)A tecnologia TinyML, na interseção de Aprendizado de Máquina, Sistemas Embarcados e IoT, promete soluções para diversos domínios. No entanto, sua implementação eficaz em dispositivos embarcados requer otimização energética. ...
-
Estudo de caso : produção de conhecimento escolar a partir dos debates sobre poluição no Rio Doce numa perspectiva CTS/CTSA
(2017)RESUMO: A pesquisa em tela objetivou estabelecer relação entre conceitos de Química no Ensino Médio com a problemática da escassez da água e poluição do Rio Doce por meio de atividades investigativas que se encontram na ...
-
Estudo do comportamento de busca por informação científica de alunos e professores do curso de licenciatura em matemática do Ifes-Campus Cachoeiro de Itapemirim
(2013)RESUMO: A presente analisou o comportamento de busca por informação científica de alunos e professores do curso de licenciatura em matemática do Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim, assinalando para o fluxo informacional ...
-
Estudo sobre a aprendizagem dialógica em ambientes virtuais de aprendizagem na disciplina matemática
(2013)RESUMO: Esta pesquisa tratou da Aprendizagem Dialógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem com o objetivo de analisar as estratégias e metodologias presentes no processo de ensino e aprendizagem de matemática de curso ...
-
Estudo sobre as contribuições do 'Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência' - PIBID, para a formação inicial de discentes de licenciatura em ciências biológicas, à luz da pedagogia de projetos
(2014)RESUMO: O PIBID é uma política pública de Educação para formação inicial de professores. Nova no contexto nacional, apresenta-se como um terreno fértil de investigação, demonstrando-se no primeiro momento da sua implementação ...
-
Etanol: uma abordagem CTSA com perspectiva de alfabetização científica
(Vila Velha, 2020)O Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo e o combustível é estratégico para a evolução tecnológica de uma mobilidade com menos impacto sobre o meio ambiente. O tema se faz relevante em função do constante ...
-
FABRICAÇÃO DE SABÕES CASEIROS AROMATIZADOS: O ENSINO DE INTERAÇÕES INTERMOLECULARES ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
(2024)O ensino médio é uma etapa determinante da vida do educando, pois as competências e habilidades adquiridas neste período interferem nas escolhas da futura vida, seja ela profissional ou acadêmica. No âmbito curricular, ...
-
Fenômenos ondulatórios: apresentação dos conceitos por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa
(Cariacica, 2019)RESUMO: No Brasil da atualidade muitas pesquisas têm sido feitas no âmbito acadêmico da área do ensino de Física. O desafio tem sido conquistar o interesse dos alunos, hoje quase que exclusivo por interações em redes ...
-
Física de partículas: uma abordagem lúdica com uso de jogo de tabuleiro
(Cariacica, 2018)RESUMO: Esse trabalho traz uma metodologia de ensino que busca o uso de jogo de tabuleiro para o aprendizado de física de partículas elementares no ensino médio. A metodologia do produto baseia-se na aprendizagem significativa ...
-
Física prática : uma proposta para a construção de um material didático com foco investigativo
(2017)RESUMO: Sabemos que mudanças na metodologia é fundamental para a melhora do processo de ensino-aprendizagem. Pensando nisto, o trabalho aqui proposto sugere ao professor uma mudança no que diz respeito às atividades ...
-
Fluxo de caixa : educação financeira em aulas de matemática com estudantes do ensino médio de uma escola do interior do Espírito Santo
(2014)RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo o estudo e análise da forma como os estudantes lidam com o dinheiro em seu dia a dia. Além disso, tem a intenção de discutir o ensino da matemática desenvolvendo um olhar ...
-
FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: ESTUDOS COLETIVOS SOBRE A GRANDEZA COMPRIMENTO
(EdifesVila Velha, 2024)Esta pesquisa de Mestrado Profissional, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) e à linha de formação de professores, tem como foco a formação de professores que atuam na ...
-
Formação continuada de professores de matemática : reflexões sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo a partir da implementação das diretrizes
(2014)RESUMO: O tema de minha pesquisa, Formação Continuada de Professores, encontra-se inserida nos grandes debates políticos e educacionais brasileiros. Tem por objetivo analisar como a participação de professores de matemática ...
-
Formação do professor de matemática em aulas de resolução de problemas a partir de ações colaborativas e reflexivas
(2017)RESUMO: Uma gama de orientações na área da Educação Matemática sugere o uso da Resolução de Problemas para melhorar a qualidade do ensino da matemática, porém, sua utilização pelos profissionais docentes é ainda escassa ...
-
Formação inicial de licenciandos em matemática : um estudo sobre o conceito de divisão
(2018)RESUMO: Esta pesquisa de mestrado tem por objetivo analisar a (re)construção de saberes relacionada ao conceito de divisão apresentada por alunos de uma licenciatura em Matemática de uma instituição federal. Para isso, ...
-
Formulação de problemas do campo conceitual multiplicativo no ensino fundamental : uma prática inserida na metodologia de resolução de problemas
(2017)RESUMO: A abordagem metodológica de Resolução de Problemas pressupõe a formulação de problemas como uma característica fundamental nos processos de ensino e de aprendizagem. No entanto, tal prática, principalmente numa ...
-
AS FUNÇÕES INORGÂNICAS E A ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA SOBRE O TEMA GERADOR ROCHA MÁRMORE
(Vila Velha, 2022)O trabalho abarca a elaboração, aplicação e discussão dos resultados da Sequência Didática (SD) Experimental Investigativa construída sob arcabouço da Atividade Experimental Problematizada (AEP). É estruturada em consonância ...
-
Funções nitrogenadas na abordagem sobre “drogas”: Ensino de química e aprendizagem significativa (as)
(Vila Velha, 2020)O uso de substâncias psicoativas é um grave problema de saúde pública e as estatísticas demonstram que a cada ano mais pessoas se tornam usuárias e dependentes. O início do uso geralmente ocorre na adolescência, sendo ...
-
GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA EM ESTUDANTES DA EJA.
(Vitória, 2022)Na atualidade, é perceptível que as metodologias tradicionais de ensino têm tido pouca eficácia no processo de aprendizagem da disciplina de Química, considerando novo perfil dos alunos de Ensino Médio no segmento da ...
Redes Sociais