Browsing Ciências Exatas e da Terra by Title
Now showing items 267-286 of 319
-
Quantificação e Viabilidade de leveduras para reutilização em plantas cervejeiras
(Vila Velha, 2024)A milênios as bebidas fermentadas viraram tradição e se tornaram parte da cultura em todo o mundo. O setor cervejeiro tem se destacado, cada vez mais, no país e se tornado historicamente relevante para a economia, sobretudo ...
-
Quatro elementos de interação em quatro níveis de aprendizagem: uma proposta de abordagem pedagógica para o estudo de campo e força magnética
(Cariacica, 2020)RESUMO: Este trabalho é resultado de uma pesquisa para a aplicação de um produto educacional em formato de livro de uma abordagem pedagógica denominada “Quatro Elementos de Interação em Quatro níveis de Aprendizagem” ...
-
"O que existe no universo?" Os três momentos pedagógicos dentro de um contexto transdisciplinar sobre poluição luminosa
(Cariacica, 2019)RESUMO: O que existe no Universo? Por que não se consegue mais enxergar o que existe no Universo a partir do nosso planeta? Esses são os pontos centrais desse trabalho que visou construir e aplicar um produto educacional ...
-
Um quebra cabeça possível? Método cooperativo e os três níveis do conhecimento químico na abordagem do tema estrutura atômica
(Vila Velha, 2022)RESUMO: Muitos alunos apresentam dificuldades em aprender química, pois essa disciplina exige uma compreensão ao nível macroscópico, microscópico e representacional. Visando dar suporte a professores e alunos na instrução ...
-
O quiz como facilitador do desenvolvimento do raciocínio lógico e algumas relações com a motivação dos estudantes
(2013)RESUMO: O presente estudo verifica o desempenho dos estudantes em testes de raciocínio lógico e suas impressões motivacionais em meio à interação promovida pelo QUIZ. O QUIZ é um evento normalmente aplicado na semana ...
-
Rádio de galena e vídeos do YouTube : elementos motivadores para a aprendizagem de eletromagnetismo
(2017)RESUMO: Este trabalho mostra como se deu o processo de criação e de verificação da funcionalidade de uma sequência didática com o objetivo de ensinar aos alunos do Ensino Médio os principais fenômenos físicos do Eletromagnetismo. ...
-
(Re)Construção de conceitos geométricos por professoras dos anos iniciais em formação continuada
(2016)RESUMO: Esta pesquisa traz uma análise de como uma proposta de formação continuada explora (re)construções de conhecimentos geométricos e conhecimentos pedagógicos de professoras dos anos iniciais. Para o alcance ...
-
(Re)Construção do pensamento geométrico de professores sobre transformações geométricas
(2016)RESUMO: Esta pesquisa teve por objetivo analisar indícios de (re)construção do pensamento geométrico e de práticas docentes de professores que participaram de formação sobre transformações geométricas. Para isso, foi ...
-
Reciclagem de Papéis: Uma Proposta de Sequência Didática com Enfoques CST/CTSA e Freireano
(Vila Velha, 2022)A proposta deste trabalho foi elaborar, validar e aplicar uma sequência didática sobre a Reciclagem de Papéis, com enfoques CTS/CTSA e Freireano, como forma de promover o ensino contextualizado dos Polímeros para ...
-
Reconhecimento de entidades nomeadas em documentos de editais de compras utilizando aprendizado profundo
(Serra, 2022)Desde o surgimento do termo Entidade Nomeada (EN) em 1996, a tarefa Reconhecimento de Entidades Nomeadas (REN) ganhou grande interesse da comunidade de Processamento de Linguagem Natural (PLN). A tarefa de REN consiste em ...
-
Reflexões sobre conhecimentos evidenciados por licenciandos em matemática por meio da elaboração de um jogo sobre análise combinatória
(2014)RESUMO: Neste trabalho realizamos um estudo investigativo junto a licenciandos do IFES de Vitória, inseridos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid, com a finalidade de investigar diferentes ...
-
Os registros de representação semiótica na aprendizagem das grandezas massa e comprimento por meio de uma atividade de modelagem matemática na perspectiva sociocrítica
(2018)RESUMO: A pesquisa realizada se alinha aos pressupostos da educação matemática crítica e seu objetivo foi evidenciar a ocorrência da aprendizagem das grandezas massa e comprimento por meio do diálogo e da mobilização ...
-
Replicabilidade de datasets de rede a partir da reutilização de traces de pacotes
(Instituto Federal do Espírito Santo - Campus SerraSerra, 2022)RESUMO: Em geral, a aplicação de algoritmos de aprendizado de máquina em problemas de redes utiliza datasets gerados a partir de traces de pacotes. Estes datasets apresentam problemas relacionados à reprodutibilidade de ...
-
RISCO GEOLÓGICO NO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS: UMA AULA DE CAMPO NA RAMPA DO URUBU – VIANA (ES) PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
(Vila Velha, 2022)Esta pesquisa discute a importância do ensino de Geociências nas escolas, sobretudo por meio da utilização das aulas de campo como coadjuvantes no processo de ensino aprendizagem dos estudantes para discussão de temas ...
-
Saberes das paneleiras de Goiabeiras : aproximações entre a educação matemática e a educação de jovens e adultos
(2017)RESUMO: Este trabalho aborda a utilização de aspectos históricos e culturais, os saberes de sujeitos da Educação de Jovens e Adultos e o processo de ensino-aprendizagem na Educação Matemática. Buscamos possíveis relações ...
-
Saberes docentes na perspectiva da educação matemática crítica
(2013)RESUMO: Neste trabalho, lançamo-nos ao desafio de uma pesquisa que refletisse se o professor de Matemática se utiliza de seus saberes na perspectiva de uma Educação Matemática Crítica, na modalidade EJA, no Instituto ...
-
Saberes docentes sobre grandezas e medidas : interações entre professores do ensino fundamental
(2016)RESUMO: Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa sobre a formação de professores, especificamente professores que ensinam Matemática. O objetivo foi verificar quais saberes sobre Grandezas e Medidas e seu processo de ...
-
Sala de aula invertida : proposta de intervenção nas salas de aula de matemática do ensino médio
(2017)RESUMO: O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, cada vez mais frequente, possibilitou o crescimento da educação a distância e seu desdobramento: o Ensino Híbrido, apontado como futuro lógico da educação. ...
-
Sala de aula invertida e outras metodologias ativas visando uma aprendizagem significativa sobre a cosmologia
(Cariacica, 2022)A presente dissertação introduz as ideias cosmológicas básicas com o surgimento da teoria da relatividade geral e sua posterior aplicação na construção de modelos cosmológicos relativísticos para uma turma de ensino médio ...
-
A sala de aula invertida e rotação por estações no ensino médio: contribuições de uma sequência didática para o ensino do efeito fotoelétrico e da natureza da luz
(Cariacica, 2024)RESUMO: A inclusão da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no currículo do Ensino Médio (EM) tem sido recomendada por diversas pesquisas na área do ensino de Física. No entanto, estudos indicam que as aulas de Física têm ...
Redes Sociais