Browsing Ciências Exatas e da Terra by Title
Now showing items 215-234 of 319
-
Para além do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : saberes-fazeres matemáticos de professoras alfabetizadoras do município de Serra
(2016)RESUMO: A pesquisa buscou a partir das etapas concluídas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no município de Serra, refletir para além do experienciado na Formação Continuada de 2014, chegando ao ...
-
A parceria educativa entre museu e escola na articulação da educação científica : uma proposta para Domingos Martins/ES
(2014)RESUMO: Trabalho que discute e propõe a parceria educativa entre museu e escola para a potencialização da educação e cultura científica. Com base nas discussões sobre o potencial educativo de espaços não-escolares, ...
-
“A PBL NO ENSINO DE QUÍMICA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM USANDO O TEMA DA FABRICAÇÃO DE QUEIJOS”
(Vila Velha, 2023)O presente trabalho propões a utilização do queijo como elemento de contextualização para o ensino de Química no Ensino Médio, a partir de uma disciplina eletiva do Ensino Médio. O processo de fabricação de queijo é uma ...
-
Pedro e o Poder da Inclusão: o ensino de ciências para alunos de ensino fundamental diagnosticados no espectro autista usando narrativas heroicas
(Vila Velha, 2020)A atual legislação educacional brasileira, em uma perspectiva universalizante, regulamenta que os alunos com algum tipo de deficiência sejam instruídos, preferencialmente, na Educação Básica em escolas regulares, a saber, ...
-
Pequenos Curies: A Radioatividade No Ensino Médio Com Abordagem Da História E Natureza Da Ciência (HNC)
(VILA VELHA, 2024-07-08)A pesquisa investiga a efetividade da Metodologia de ensino Os Três Momentos Pedagógicos (3MP) e da abordagem da História e Natureza das Ciências (HNC) no ensino da radioatividade, buscando compreender como a história ...
-
Uma perspectiva histórico-crítica da eletricidade para o ensino de ciências : a integração de conteúdos escolares ao acervo da escola da ciência-física no contexto da alfabetização científica
(2018)RESUMO: Como uma atividade humana do conhecimento, a Ciência pode ser entendida, ensinada e aprendida de diversos modos. Esta pesquisa buscou trilhar um caminho entrelaçado com a História da Ciência e apresentar uma ...
-
Perspectivas dos espaços de educação não formal e da abordagem CTSA na formação do técnico em mineração : um estudo de caso no Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim
(2014)RESUMO: O presente trabalho pretende investigar como a abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e a utilização de espaços de educação não formal podem influenciar a formação do Curso Técnico em Mineração ...
-
O Pibid na formação inicial do licenciando em Matemática : construção de saberes da experiência docente
(2013)RESUMO: Na educação brasileira, tem-se discutido muito, nos últimos anos, a formação inicial de professores de matemática. Esta investigação teve por objetivo analisar articulações de saberes específicos de matemática e ...
-
Planejamento de caminho livre de grade de ocupação baseado em segmentos tangentes a curvas paralelas
(2024-06-11)O problema de navegação de veículos autônomos em ambientes não estruturados envolve a capacidade do veículo autônomo de planejar um caminho livre de obstáculos em tempo real entre uma sequência de pontos de referência ...
-
Planos além do espaço-tempo: uma proposta de jogo digital para o ensino de evolução estelar e buracos negros.
(Cariacica, 2023)Este trabalho foi desenvolvido durante a pandemia de Covid-19 e apresenta uma proposta de uso de jogos de RPG como ferramenta educacional para o ensino de Física, com foco nos conceitos de evolução estelar e buracos ...
-
Pluralismo metodológico : contribuições no PIBD na formação continuada de professores supervisores de química
(2016)RESUMO: O PIBID se configura como Programa de fomento à docência em ambientes escolares onde estão diretamente envolvidos envolvidos: (1) alunos de licenciatura, (2) professores universitários e, (3) professores-supervisores ...
-
O potencial pedagógico do espaço de educação não formal Parque da Manteigueira (Vila Velha-ES) : uma proposta de sequência didática com abordagem sociocultural
(2015)RESUMO: O presente trabalho objetivou estudar o potencial pedagógico da Unidade de Conservação Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, localizada em Vila Velha, Espírito Santo, como espaço de educação não formal ...
-
Potencialidades educativas do Museu de Biologia Professor Mello Leitão para o ensino de química na perspectiva da alfabetização científica
(Vila Velha, 2020)Este trabalho descreve o estudo para determinar as potencialidades que o Museu de Biologia Professor Mello Leitão, Santa Teresa, ES, possui para o ensino de Química, na perspectiva da alfabetização científica. Objetivou-se, ...
-
Potencialidades pedagógicas da aula de campo para a promoção da alfabetização científica : o circuito “Trilha da Pedra da Batata – Mirante do Sumaré” do Parque Estadual da Fonte Grande (Vitória/ES)
(2016)RESUMO: As aulas de campo emergem como contribuição para as propostas que intencionam um aprendizado dinâmico, contextualizado e socialmente transformador. Ao transcorrerem em espaços não formais, propícios à realização ...
-
Potencialidades pedagógicas dos espaços de educação não formal da cidade de Aracruz-ES : contribuições para a formação inicial de professores de química
(2017)RESUMO: O objetivo desse trabalho foi o de analisar as contribuições pedagógicas na formação inicial de professores de química a partir de uma intervenção realizada nos espaços de educação não formal da cidade de Aracruz, ...
-
A prática pedagógica em educação ambiental de professores das séries iniciais de uma escola do município da Serra-ES : um estudo crítico-reflexivo
(2013)RESUMO: O caráter de transversalidade da Educação Ambiental na prática educacional favorece uma ação reflexiva e crítica acerca da realidade, possibilitando uma conscientização no âmbito das variadas situações que a ...
-
Prática pedagógica interdisciplinar no Curso Técnico em Pesca : um olhar sobre as ilhas costeiras de Piúma-ES com vistas à promoção da educação ambiental crítica
(2018)RESUMO: O objetivo dessa pesquisa foi investigar o potencial pedagógico para uma educação ambiental crítica por intermédio de uma sequência didática (SD) sociocultural e interdisciplinar desenvolvida no Instituto Federal ...
-
Práticas e aprendizagens dos professores tutores : a formação dos formadores no curso de aperfeiçoamento do OBCIM-EJA
(2015)RESUMO: O presente trabalho investigou a formação, no exercício da ação prática, de professores de Ciências e Matemática que atuaram como tutores no curso de aperfeiçoamento semipresencial do OBECiM-EJA. O objetivo da ...
-
Predição da temperatura de domo em um regenerador utilizando algoritmos de aprendizado supervisionado
(Serra, 2024-12-20)Este trabalho realiza estudo comparativo de técnicas de aprendizado de máquina e analisa a aplicação de diversos modelos de aprendizado de maquina na predição da temperatura do domo de regeneradores durante os ciclos de ...
-
Predição da temperatura do ferro-gusa em um alto-forno utilizando redes neurais LSTM
(Serra, 2022-12)Em razão da importância da siderurgia na economia nacional e da complexidade inerente à operação de um alto-forno, se torna necessário o estudo de meios para otimizar a operação desse equipamento e o consumo de recursos. ...
Redes Sociais