Browsing Ciências Exatas e da Terra by Title
Now showing items 208-227 of 319
-
Necessidade e Implementação de Sistema de Business Intelligence na Gestão de Projetos e Decisões na Empresa Júnior do IFES Campus Serra
(Serra, 2021)A crescente utilização das áreas de Business Intelligence e Gestão de Projetos como poderosas ferramentas que auxiliam no desenvolvimento e entrega de serviços e produtos fez com que as vantagens proporcionadas sejam de ...
-
Objetos de aprendizagem na educação estatística : recursos didáticos no 1° ano do ensino fundamental
(2016)RESUMO: Com o avanço do uso das tecnologias computacionais no ambiente escolar e com alunos cada vez mais conectados ao mundo virtual, surge a preocupação com o processo de ensino na busca por resultados satisfatórios e ...
-
Observatório automático de egressos via redes sociais
(Serra, 2021)Todas as instituições de ensino devem acompanhar seus egressos para medir a inserção de seus alunos no mercado de trabalho e assim, avaliar se há compatibilidade de sua atuação com a formação recebida, visando subsidiar ...
-
Obtenção de entidades e relações de restrições de processos de negócio a partir de texto
(Serra, 2024)RESUMO Processos de negócio são frequentemente documentados usando descrições textuais, que, embora amplamente compreensíveis, podem apresentar ambiguidades que dificultam a modelagem precisa desses processos. Dessa ...
-
O olhar da educação profissional na perspectiva da educação matemática : uma colaboração na construção do material didático da EJA
(2015)RESUMO: O presente trabalho teve como desafio encontrar respostas ao problema que propus como meta investigativa: Como as práticas pedagógicas (material didático, conteúdos, estratégias de ensino, etc.) das disciplinas ...
-
Um olhar sobre as 1ª e 2ª Feiras de Ciência e Engenharia do Espírito Santo : a pedagogia de projetos a serviço da educação científica
(2014)RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi analisar a contribuição das 1ª e 2ª Feiras Estaduais de Ciência e Engenharia do ES (FECEES), a partir da Pedagogia de Projetos, para o ensino de ciências. Um dos objetivos específicos ...
-
Orquestração automatizada de serviços de rede em ambientes multi-nuvem
(Serra, 2022)RESUMO: Em um ambiente multi-nuvem, a alocação de serviços virtuais precisa de critérios bem definidos para que as tomadas de decisões estejam alinhadas às necessidades do usuário final e às restrições de nuvens heterogêneas, ...
-
Para além do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : saberes-fazeres matemáticos de professoras alfabetizadoras do município de Serra
(2016)RESUMO: A pesquisa buscou a partir das etapas concluídas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no município de Serra, refletir para além do experienciado na Formação Continuada de 2014, chegando ao ...
-
A parceria educativa entre museu e escola na articulação da educação científica : uma proposta para Domingos Martins/ES
(2014)RESUMO: Trabalho que discute e propõe a parceria educativa entre museu e escola para a potencialização da educação e cultura científica. Com base nas discussões sobre o potencial educativo de espaços não-escolares, ...
-
“A PBL NO ENSINO DE QUÍMICA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM USANDO O TEMA DA FABRICAÇÃO DE QUEIJOS”
(Vila Velha, 2023)O presente trabalho propões a utilização do queijo como elemento de contextualização para o ensino de Química no Ensino Médio, a partir de uma disciplina eletiva do Ensino Médio. O processo de fabricação de queijo é uma ...
-
Pedro e o Poder da Inclusão: o ensino de ciências para alunos de ensino fundamental diagnosticados no espectro autista usando narrativas heroicas
(Vila Velha, 2020)A atual legislação educacional brasileira, em uma perspectiva universalizante, regulamenta que os alunos com algum tipo de deficiência sejam instruídos, preferencialmente, na Educação Básica em escolas regulares, a saber, ...
-
Pequenos Curies: A Radioatividade No Ensino Médio Com Abordagem Da História E Natureza Da Ciência (HNC)
(VILA VELHA, 2024-07-08)A pesquisa investiga a efetividade da Metodologia de ensino Os Três Momentos Pedagógicos (3MP) e da abordagem da História e Natureza das Ciências (HNC) no ensino da radioatividade, buscando compreender como a história ...
-
Uma perspectiva histórico-crítica da eletricidade para o ensino de ciências : a integração de conteúdos escolares ao acervo da escola da ciência-física no contexto da alfabetização científica
(2018)RESUMO: Como uma atividade humana do conhecimento, a Ciência pode ser entendida, ensinada e aprendida de diversos modos. Esta pesquisa buscou trilhar um caminho entrelaçado com a História da Ciência e apresentar uma ...
-
Perspectivas dos espaços de educação não formal e da abordagem CTSA na formação do técnico em mineração : um estudo de caso no Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim
(2014)RESUMO: O presente trabalho pretende investigar como a abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e a utilização de espaços de educação não formal podem influenciar a formação do Curso Técnico em Mineração ...
-
O Pibid na formação inicial do licenciando em Matemática : construção de saberes da experiência docente
(2013)RESUMO: Na educação brasileira, tem-se discutido muito, nos últimos anos, a formação inicial de professores de matemática. Esta investigação teve por objetivo analisar articulações de saberes específicos de matemática e ...
-
Planejamento de caminho livre de grade de ocupação baseado em segmentos tangentes a curvas paralelas
(2024-06-11)O problema de navegação de veículos autônomos em ambientes não estruturados envolve a capacidade do veículo autônomo de planejar um caminho livre de obstáculos em tempo real entre uma sequência de pontos de referência ...
-
Planos além do espaço-tempo: uma proposta de jogo digital para o ensino de evolução estelar e buracos negros.
(Cariacica, 2023)Este trabalho foi desenvolvido durante a pandemia de Covid-19 e apresenta uma proposta de uso de jogos de RPG como ferramenta educacional para o ensino de Física, com foco nos conceitos de evolução estelar e buracos ...
-
Pluralismo metodológico : contribuições no PIBD na formação continuada de professores supervisores de química
(2016)RESUMO: O PIBID se configura como Programa de fomento à docência em ambientes escolares onde estão diretamente envolvidos envolvidos: (1) alunos de licenciatura, (2) professores universitários e, (3) professores-supervisores ...
-
O potencial pedagógico do espaço de educação não formal Parque da Manteigueira (Vila Velha-ES) : uma proposta de sequência didática com abordagem sociocultural
(2015)RESUMO: O presente trabalho objetivou estudar o potencial pedagógico da Unidade de Conservação Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, localizada em Vila Velha, Espírito Santo, como espaço de educação não formal ...
-
Potencialidades educativas do Museu de Biologia Professor Mello Leitão para o ensino de química na perspectiva da alfabetização científica
(Vila Velha, 2020)Este trabalho descreve o estudo para determinar as potencialidades que o Museu de Biologia Professor Mello Leitão, Santa Teresa, ES, possui para o ensino de Química, na perspectiva da alfabetização científica. Objetivou-se, ...
Redes Sociais