| dc.contributor.advisor | Rosetti Júnior, Hélio | |
| dc.contributor.author | Guaitolini, Briane Costa de Oliveira | |
| dc.date.accessioned | 2018-02-08T22:36:20Z | |
| dc.date.available | 2018-02-08T22:36:20Z | |
| dc.date.issued | 2017 | |
| dc.identifier.citation | GUAITOLINI, Briane Costa de Oliveira. O técnico em administração de nível médio e as contribuições da matemática para sua formação profissional. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/256 | |
| dc.description.abstract | RESUMO: Este trabalho apresenta a pesquisa de Mestrado Profissional, onde os temas
principais de investigação foram o currículo do Ensino Médio Integrado e a
Educação Matemática. O objetivo da Pesquisa foi investigar como a disciplina de
Matemática do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, do
IFES campus Linhares, contribui para a formação profissional, analisar seu currículo
e propor ações para promover a interdisciplinaridade da matemática com a formação
técnica integrada ao Ensino Médio. Como referencial teórico, utilizam-se os
pressupostos da Educação Matemática Crítica, da Educação Matemática, Educação
Profissional e a construção social e cultural do currículo. A Pesquisa tem uma
abordagem metodológica qualitativa, desejando entender, pela ótica dos indivíduos
envolvidos na obtenção de informações, como se dá o processo educacional do
objeto da pesquisa. Como instrumentos de obtenção de dados são utilizados
questionários, entrevistas, levantamento bibliográfico e análise de documentos. O
produto final deste Projeto de Pesquisa é um Caderno de Propostas Pedagógicas
para os Professores, abordando temáticas como Educação Profissional, Educação
Matemática e Currículo Integrado. Com a visão de alunos, docentes e membros da
comunidade, chega-se a resultados significativos sobre as contribuições da
Matemática, tanto em relação aos conteúdos quanto as habilidades e competências
para a formação do Técnico em Administração, e algumas reflexões importantes
sobre o currículo integrado e o trabalho docente que precisa ser coletivo para o
curso ser, de fato, integrado. | pt_BR |
| dc.description.abstract | ABSTRACT: This work presents the research of Professional Masters, where the main themes of
investigation were the curriculum of Integrated High School and Mathematics
Education. The objective of the research was to investigate how the Mathematics
discipline of the Technical Course in Integrated Administration to High School, of the
IFES Linhares campus, contributes to the professional formation, analyze its
curriculum and propose actions to promote the interdisciplinarity of mathematics with
the technical training integrated to the High school. The theoretical framework using
the assumptions of Critical Mathematics Education, Mathematics Education,
Vocational Education and the social and cultural construction of the curriculum. The
research has a qualitative methodological approach, wishing to understand, from the
perspective of the individuals involved in obtaining information, as the educational
process of the research object occurs. As data collection instruments,
questionnaires, interviews, bibliographic surveys and document analysis are used.
The final product of this Research Project is a Notebook of Pedagogical Proposals
for teachers, addressing topics such as Professional Education, Mathematics
Education and Integrated Curriculum. With the vision of students, teachers and
members of the community, significant results are obtained on the contributions of
Mathematics, both in relation to the contents and the skills and competences for the
training of the Administration Technician, and some important reflections on the
integrated curriculum and the teaching work that needs to be collective for the course
is, in fact, integrated. | |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | |
| dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
| dc.subject | Administração | pt_BR |
| dc.subject | Matemática | pt_BR |
| dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
| dc.subject | Currículos | |
| dc.subject | Estudo e ensino | |
| dc.title | O técnico em administração de nível médio e as contribuições da matemática para sua formação profissional | pt_BR |
| dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co | Pinto, Antonio Henrique | |
| ifes.campus | Campus Vitória | |
| ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
| dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
| ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais