Desenvolvimento de um projeto de educação alimentar com enfoque CTS/CTSA no contexto do ensino médio público

Fadini, Guilherme Pizoni (2017)

Dissertação de mestrado

RESUMO: O objetivo dessa investigação foi o de estudar o desenvolvimento de um projeto escolar para discutir a temática de educação alimentar com enfoque de Ciência-Tecnologia-Sociedade- Ambiente (CTS/CTSA). O projeto escolar, denominado “EducAlimentar”, teve a participação voluntária de 16 estudantes do segundo ano do Ensino Médio e foi desenvolvido numa escola estadual localizada no município de Colatina, estado do Espírito Santo. Durante o ano de 2016, quatro grupos de trabalho, envolvendo estudantes do Ensino Médio Público do Espírito Santo, Brasil, desenvolveram as respectivas temáticas de produção de pizza, produtos de padaria, laticínios e frutas. O planejamento do projeto escolar teve cinco etapas, a saber: Etapa 1 – Constituição dos grupos de trabalho, com temas sociocientíficos da educação alimentar; Etapa 2 – Oficinas temáticas para subsidiar as investigações desenvolvidas pelos grupos de trabalho; Etapa 3 – Coleta de dados pelos estudantes por meio de investigações na internet, realização de visitas técnicas e entrevistas com pessoas dos meios produtivos; Etapa 4 – Reuniões com os grupos de trabalho para debater o desenvolvimento do projeto; e Etapa 5 – Seminário final para apresentação dos resultados dos grupos de trabalho. A investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, cujos dados foram produzidos a partir de observações, fotografias, rodas de conversas, questionários e anotações feitas pelos estudantes nos diários de bordo. A análise metodológica do desenvolvimento do projeto escolar “EducAlimentar” evidenciou a articulação de três perspectivas de ensino, isto é, as questões sociocientíficas (QSC), a pedagogia de projetos e a educação CTS/CTSA. O estudo foi desenvolvido com base em Santos e Auler (2011), Aikenhead (2009), Reis e Galvão (2008) e Sadler (2011). Por fim, a partir das investigações foi produzido um guia didático de ciências naturais voltado para professores com uma proposta de abordar a temática de educação alimentar com enfoque CTS/CTSA, no contexto do Ensino Médio na forma projeto escolar.

ABSTRACT: The objective of this research was to study the development of a school project to discuss the theme of food education with Science-Technology-Society-Environment (STS/STSE) approach. The school project, called "EducAlimentar", had the voluntary participation of 16 students of the second year of high school and was developed in a state school located in Colatina city, Espírito Santo state. During 2016, four working groups, involving public high school students from Espírito Santo, Brazil, developed the respective themes of pizza production, bakery products, dairy products and fruits. The planning of the school project had five stages, namely: Step 1 - Constitution of working groups, with socio-scientific themes of food education; Step 2 - Thematic workshops to support the investigations developed by the working groups; Step 3 - Data collection by students through Internet investigations, technical visits and interviews with people from the productive media; Step 4 - Meetings with working groups to discuss project development; And Step 5 - Final seminar to present the results of the working groups. The qualitative research, of the case study type, whose data were produced from observations, photographs, wheels of conversations, questionnaires and annotations made by the students in the logbooks. The methodological analysis of the development of the school project "Education" showed the articulation of three perspectives of teaching, that is, the socio-scientific issues (SSI), the pedagogy of projects and the STS/STSE education. The study was developed based on Santos and Auler (2011), Aikenhead (2009), Reis and Galvão (2008), and Sadler (2011). Finally, from the investigations, a didactic guide of natural sciences was developed for teachers with a proposal to approach the theme of food education with a STS/STSE approach, in the context of the high school in the school project form.


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