Ciências Humanas
Browse by
Recent Submissions
-
A formação inicial de professores alfabetizadores em instituições de ensino superior no Espírito Santo
(Vitória, 2024)RESUMO: Este trabalho vincula-se à linha de formação de professores do Programa de PósGraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Escolar (Gespae). Seu objeto de investigação ...
-
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS COM DISPOSITIVOS MÓVEIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE MOVIMENTOS EPISTÊMICOS NA PERSPECTIVA DA COGNIÇÃO CORPORIFICADA
(Vila Velha, 2024)Esta investigação, de natureza qualitativa, em uma abordagem interpretativa, buscou analisar contribuições de um produto educacional para o ensino e aprendizagem de Estruturas Multiplicativas, articulado à Resolução de ...
-
Laboratório de experiência no ensino de história : Arquivo Público e documentos escritos como fonte para aguçar a Consciência Histórica
(Vitória, 2024)RESUMO: A presente pesquisa vinculada à linha de Práticas Educativas em Ensino de Humanidades, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), tem por objetivo discutir o Ensino de História numa perspectiva ...
-
O uso de novas tecnologias digitais no ensino da sociologia: benefícios e dificuldades de implementação
(Vitória, 2024)Na atualidade, questões relacionadas à implementação de tecnologias na educação se mostram relevantes na medida em que podem promover a melhoria nas práticas docentes e do aprendizado. A partir disso, o objetivo desta ...
-
A educação profissional de nível médio em um “Novo Ensino Médio”: análise dos argumentos apresentados para a mudança
(Vitória, 2024)RESUMO: Em 2016, logo após o impeachment da Presidenta Dilma, foi desenvolvida a contrarreforma que culminou, em 2017, no que se convencionou chamar de Novo Ensino Médio – NEM. Sua característica mais visível é a fragmentação ...
-
UM PRÍNCIPE COM TDAH: SOCIALIZANDO O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
(Vila Velha, 2024)O presente trabalho aborda as particularidades e as dificuldades de aprendizagem no ensino de ciências dos alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no ambiente escolar: (I) seja pela falta de ...
-
Análise dos acidentes de trabalho no setor da construção civil: um estudo sobre a cidade de Colatina-ES, entre anos de 2012 e 2012
(Colatina, ES, 2024)Este trabalho se propôs a levantar dados estatísticos que dizem respeito a acidentes de trabalho ocorridos no ramo da construção civil, registrados no município de Colatina, Estado do Espírito Santo, dentro do intervalo ...
-
Exercício físico como estratégia de promoção da saúde e suas consequências no mundo do trabalho: uma abordagem formal nas aulas de educação física
(Vitória, 2023)RESUMO: Estimular a prática de exercícios físicos sistematizados sob a supervisão e/ou acompanhamento profissional como forma de prevenir doenças é pensar na formação integral dos estudantes que traçam suas vidas pretendendo ...
-
Pronera no norte do estado do Espírito Santo : uma política social de qualificação para os assentamentos da reforma agrária
(Campinas - SP, 2024-08-07)A presente tese de doutorado analisa o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) no contexto da educação do campo no norte do Espírito Santo. O estudo enfoca a oferta do curso técnico em agropecuária ...
-
Formação Inicial de monitores no MEPES : analisando o PPEP e suas contribuições na práxis da Pedagogia da Alternância
(Vitória, 2024)RESUMO: Este trabalho constitui-se de uma pesquisa de Mestrado, vinculado à linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e possui como objeto de pesquisa a Formação Inicial ...
-
IMAGENSNARRATIVAS DO GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS DE DOCENTES GAYS
(Edifes,Vitória, 2024)RESUMO Os livros didáticos continuam sendo um dos instrumentos mais utilizados em sala de aula para ensinar matemática, sendo de fundamental relevância para alguns/mas professores/as no auxílio à aprendizagem dos/as ...
-
Pensamento Computacional e Teoria da Atividade: uma proposta de formação continuada com professores de Matemática
(Vitória, 2024)O Pensamento Computacional (PC) é um processo mental para resolver problemas, com base em princípios da Computação e, no cenário atual de mudanças e desafios, o seu desenvolvimento tornou-se relevante para a formação dos ...
-
MOBILIZAÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EM UMA PERSPECTIVA CTSA A PARTIR DE ATIVIDADES DE SUPLEMENTAÇÃO PARA ALUNOS SUPERDOTADOS
(EdifesVila Velha, 2023-07-19)Alunos com altas habilidades ou superdotação possuem muita criatividade, grande envolvimento com determinadas tarefas e habilidade acima da média em alguma área do conhecimento. Para estes, é obrigatória a oferta de ...
-
Arte e cultura na Educação Profissional e Tecnológica : uma experiência com escrita literária no ensino médio integrado
(Vitória, 2024)RESUMO: A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem como objetivo contribuir para a formação de indivíduos desalienados da realidade, capazes de interpretar o mundo ao seu redor, criticar ativamente e atuar de forma ...
-
Formação continuada de professores na educação infantil em tempo integral : desafios e reflexões a partir da realidade das unidades de ensino públicas municipais em Serra/ES
(Vitória, 2024)RESUMO: Este estudo investigou o desenvolvimento e a implementação de um curso de formação continuada para professores da educação infantil em tempo integral no município de Serra, ES. A pesquisa buscou responder à ...
-
Encontros formativos sobre decolonialismo com educadores de história para análise e escolha do livro didático
(Viitória, 2024)RESUMO: Este estudo apresenta a pesquisa vinculada à linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), tendo como problemática o seguinte questionamento: os momentos de ...
-
A formação continuada de professores crítico-reflexivos : possibilidades e potencialidades do fazer pedagógico colaborativo, dialógico e regionalizado
(Vitória, 2024)RESUMO: Este estudo integra o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) na linha de pesquisa “Formação de Professores em Ensino de Humanidades”, consolidando-se ...
-
Formação de professores em contextos campesinos na perspectiva freiriana : reflexividade sobre a prática docente
(Vitória, 2024)RESUMO: A presente dissertação é fruto do trabalho desenvolvido no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades - PPGEH do Instituto Federal de Educação, ...
-
O ensino de literatura e as vozes docentes : diálogos com Machado de Assis no grande tempo
(Vitória, 2023)RESUMO: Nossa pesquisa, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades – PPGEH, do Ifes Vitória, tem como objetivo uma investigação que se articula à formação de professores da área de Letras. ...
-
Práticas pedagógicas inclusivas : as potencialidades e desafios da formação docente colaborativa
(Vitoria, 2024)RESUMO: O presente estudo está inserido nas linhas de pesquisa Práticas Educativas e Formação de professores do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes), ...
Redes Sociais