dc.contributor.advisor | Pinto, Antonio Henrique | |
dc.contributor.author | Moraes, Deila da Silva Barelli de | |
dc.date.accessioned | 2017-08-29T18:26:29Z | |
dc.date.available | 2017-08-29T18:26:29Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | Moraes, Deila da Silva Barelli de. A educação matemática na perspectiva da integração curricular no curso de técnico em agropecuária do Ifes-Campus de Alegre. 2017. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/239 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O presente trabalho analisa o processo de integração curricular no curso Técnico em
Agropecuária ofertado pelo Ifes – Campus de Alegre, tomando como eixo o desenvolvimento
do ensino da Matemática, compreendendo-a como uma área do conhecimento e disciplina
escolar identificada pela aplicação em outras áreas do conhecimento e determinante do
desenvolvimento tecnológico. O estudo buscou compreender como o ensino da Matemática
participa do processo curricular do curso técnico em questão, numa perspectiva de integração
entre a formação geral e a formação profissional. Para tanto, recorreu-se às idéias de
Goodson, no campo da história do currículo; de Ciavatta, Frigotto e Ramos, quanto às
discussões acerca do currículo integrado à educação profissional técnica de nível médio; de
DÁmbrosio, na perspectiva da educação matemática; bem como com o conceito de Educação
Matemática Crítica, de Skovsmose. Apoiando na perspectiva metodológica qualitativa, a
investigação foi organizada nas seguintes etapas: pesquisa bibliográfica e trabalho de campo,
realizado por meio de pesquisa documental, observações de aulas e reuniões pedagógicas, e
aplicação de questionários aos professores do curso. Os resultados revelaram a importância da
Matemática para a formação do técnico em agropecuária, fazendo-se presente desde a sua
utilização mais abstrata e intuitiva, até a necessidade de aplicação de conceitos de números e
operações, geometria, grandezas e medidas, dentre outros, necessários à resolução de
problemas e execução de projetos e práticas relacionadas à área do curso. Nesse sentido,
constatou-se que a Matemática é intrínseca às disciplinas técnicas, e, portanto, participa e
favorece o processo integração curricular. No entanto, verificou-se um movimento não
recíproco dos saberes em direção a integração curricular, ocorrendo um movimento
unidirecional de construção da interdisciplinaridade do ensino técnico para com os
conhecimentos matemáticos e que não ocorre da matemática para o ensino técnico. Nesse
sentido, acredita-se na busca por práticas pedagógicas que permitam desenvolver nos alunos
habilidades para entender, operar, aplicar e refletir sobre as ideias, algoritmos e procedimentos
matemáticos, não se limitando apenas à aplicação prática desta para atender à demanda
mercadológica. Possibilitar ao estudante essa forma de pensamento e de leitura de mundo
pode contribuir substancialmente para uma educação matemática comprometida com a sua
formação humana integral. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The present study analyzes the process of curricular integration in the Agricultural Technical
Course offered by the Ifes – Campus de Alegre, taking as its axis the development of the
teaching of Mathematics, understanding it as an area of knowledge and school discipline
identified by the application in other areas of the knowledge and determinant of technological
development. The study sought to understand how the teaching of Mathematics participates in
the curricular process of the technical course in question, in a perspective of integration
between general education and professional training. To this purpose, the ideas of Ivor F.
Goodson were used in the field of curriculum history; Ciavatta, Frigotto and Ramos, as
regards the discussions about the integrated curriculum for technical secondary education;
also D'Ambrosio, from the perspective of mathematical education; As well as the concept of
Critical Mathematics Education, by Skovsmose. Supporting the qualitative methodological
perspective, the research procedure the follow the stages: bibliographical research and
fieldwork, accomplished through documentary research, observations of classes and
pedagogical meetings and application of questionnaires to the teachers of the course. The
results revealed the importance of Mathematics for the training of agricultural technicians,
making it present from the more abstract and intuitive use, to the need to apply concepts of
numbers and operations, geometry, magnitudes and measures, among others, necessary to
problem solving and execution of projects and practices related to the course area. In this
sense, it was verified that Mathematics is intrinsic to the technical disciplines, and, therefore,
participates and favors the process of curricular integration. However, we observed a nonreciprocal
movement of knowledge towards curricular integration, occurring a unidirectional
movement of an interdisciplinary construction of the technical education towards
mathematical knowledge and that does not occur from mathematics to technical education. In
this sense, we believe in the search for pedagogical practices that allow students to develop
skills to understand, operate, apply and reflect on ideas, algorithms and mathematical
procedures, not just to apply it in practice to meet market demand. Enable the student with
this way of think and read the world can contribute substantially to a mathematical education
committed to the integral human education. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Integração na educação | pt_BR |
dc.title | A educação matemática na perspectiva da integração curricular no curso de técnico em agropecuária do Ifes - Campus de Alegre | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
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