Uma proposta de integração de ciências e matemática com disciplinas técnicas no curso de geoprocessamento

Alves, Leonardo Polese (2013)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Esta dissertação trata de um estudo de caso de práticas pedagógicas que integram Ciências e Matemática com disciplinas técnicas no curso Técnico de Geoprocessamento do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Vitória. Esse curso demanda pré-requisitos de Ciências e Matemática e muitos alunos terminaram a educação básica e começaram outros cursos, como no caso, o curso de Geoprocessamento sem terem se apropriado de conteúdos dessas disciplinas, como mostram os resultados do Pisa, no Brasil, do Paebes, no Espírito Santo, e dos processos seletivos do Ifes para esse curso de Geoprocessamento. Esses baixos níveis de conhecimentos nessas áreas têm interferido na apropriação de conhecimentos técnicos de geoprocessamento. A partir das ideias pedagógicas sobre os tipos de conteúdos, foi desenvolvida uma sequência didática (SD) para se trabalharem os conteúdos científicos e matemáticos, definidos pelos professores como fundamentais, de forma integrada aos conteúdos técnicos das disciplinas do primeiro período desse curso. A SD utilizou a metodologia de ensino por investigação e promoveu discussões, no sentido de favorecer a educação científica. Os resultados da pesquisa mostraram que os professores validaram a proposta e que os alunos apontaram mais aspectos positivos do que negativos depois da aplicação da SD; no entanto, esses tipos de práticas pedagógicas ainda não fazem parte da cultura escolar. Nesse sentido, este trabalho de pesquisa teve como produto final uma publicação da Série Guia de Livros Didáticos de Ciências, com a resenha “Sequência Didática para Validação Geométrica e Científica do Modelo Sistema Solar em Escala da Praça da Ciência”. Esse produto apresenta uma breve discussão teórica sobre: sequência didática; a ideia inicial dessa SD e sua evolução; sua utilização como validação empírica e como instrumento de coleta de dados desta pesquisa; suas várias versões; a validação pelos pares de professores; e uma segunda SD que surgiu a partir dessa.

ABSTRACT: This dissertation is a case study of teaching practices that integrate science and mathematics with technical disciplines in Technician Course of Geoprocessing at the Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Vitória. This course demands science and math prerequisite and many students finished their basic education and began a course of Geoprocessing without appropriating content of Sciences and Mathematics, as shown in the results of Pisa, in Brazil, the Paebes, in Espírito Santo, and in the selection processes of Ifes for the Geoprocessing course. The students’ low levels of scientific and mathematical knowledge have interfered with the appropriation of technical information in the Geoprocessing course. From the pedagogical ideas about the types of content, an instructional sequence (SD) was developed to work out the mathematical and scientific contents, defined by the teachers of the course as fundamental, integrated with the technical content of the subjects of the first period of this course. The SD used the teaching methodology through research and prompted discussions encouraging science education. The results showed that teachers validated the proposal and that students showed more positive than negative aspects after the application of SD, however, these types of pedagogical practices are not yet part of the school culture. In this direction, this research had as a final product a publication of the Science Teaching Guide Series with the “Teaching Sequence for Scientific and Geometric Validation of the Solar System Scale Model at Praça da Ciência”. This product presents a brief theoretical discussion of instructional sequence, the initial idea of this SD, its use as empirical validation and as a tool for data collection of this research, the various versions of the SD, the validation by the pair of teachers, and a second SD that came from that.


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