Teoria dos grafos a partir do ensino médio : uma abordagem no espectro do modelo dos campos semânticos

Teixeira, Bea Karla Flores Machado (2015)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque no estudo de caso, que tomou a Resolução de Problema como procedimento metodológico de ação e como método de análise o Modelo dos Campos Semânticos, com o propósito de analisar o processo de produção de significado dos envolvidos, onde atores e cenário investigativo foram constituídos por alunos pibidianos (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do curso de licenciatura em Matemática do Ifes, campus Vitória, participantes da oficina de Teoria dos Grafos, desenvolvida como atividade de campo no Laboratório de Práticas de Ensino Integradas (LPEI), do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (LIFE), mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo geral do trabalho é analisar que significados são produzidos acerca da apresentação de uma possível proposta de inserção da Teoria dos Grafos. Tal objetivo gerou a seguinte pergunta-diretriz: Que significados são produzidos acerca da apresentação de uma possível proposta de inserção da Teoria dos Grafos em conteúdos matemáticos a partir do ensino médio utilizando a Resolução de problemas? Como resultado da pesquisa apresentamos um guia didático voltado a professores com uma possível proposta à inserção da Teoria dos Grafos a partir do ensino médio.

ABSTRACT: This is a qualitative research, focusing on the case study, which took the Problem Solving as a methodological procedure of action and method of analysis as the Model of Semantic Fields, in order to analyze the meaning of production of the involved where actors and investigative scenario consisted of pibidianos students (Institutional Program Initiation Grant to Teaching) the degree course in Mathematics of IFES, Victoria campus, workshop participants of Graph Theory, developed as a field of activity in Practice Laboratory Integrated Education (LPEI), the Support Program for Interdisciplinary Laboratory Educator Training (LIFE), maintained by the Higher Education Personnel Training Coordination (CAPES). The overall objective is to analyze which meanings are made on the presentation of a possible proposal for inclusion of Graph Theory. This goal led to the following question-guideline: What meanings are produced on the presentation of a possible proposal for inclusion of Graph Theory in mathematical content from the high school using the Troubleshooting? As a result of the research present a didactic guide aimed at teachers with a possible proposal to the insertion of Graph Theory from high school.


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