O olhar da educação profissional na perspectiva da educação matemática : uma colaboração na construção do material didático da EJA

Págio, Júlio Cezar (2015)

Dissertação de mestrado

RESUMO: O presente trabalho teve como desafio encontrar respostas ao problema que propus como meta investigativa: Como as práticas pedagógicas (material didático, conteúdos, estratégias de ensino, etc.) das disciplinas da formação profissional técnica podem contribuir na produção colaborativa de material didático de Matemática sobre proporcionalidade para a EJA/PROEJA? Para dar sentido à questão levantada, apoiei-me nas ideias do teórico Paulo Freire e nos referenciais dos pesquisadores Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavata, Acácia Kuenzer, Marise Ramos e Moacir Gadotti. Procurei verificar os conteúdos das disciplinas técnicas e suas relações com o conceito de proporcionalidade e como eles apareceram nos materiais didáticos específicos, assim como conhecer as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores sujeitos da pesquisa ao trabalharem esses conteúdos. Após essas etapas, foi possível trabalhar nas discussões que se seguiram, com o grupo colaborativo, GEPEM-ES, sobre o material didático. Nesse momento, fundamentei-me na tese de doutorado do professor Rony Freitas, que trata exclusivamente da construção colaborativa dos materiais didáticos de matemática para EJA, na perspectiva da resolução de problemas. Para tornar possível a etapa investigativa, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter qualitativo, pois busquei compreender como as práticas pedagógicas dos docentes da área técnica puderam contribuir no processo de produção de material didático, relacionando-se diretamente com o cotidiano escolar. Com esse intuito, utilizei questionários, entrevistas e documentos escritos. Como produto de pesquisa, sugeri algumas ideias para a construção de um novo material didático de matemática, especificamente de proporcionalidade, que vem sendo realizado pelo GEPEM-ES. Foi possível ressaltar o importante papel do professor ao buscar formas de transpor as práticas pedagógicas das disciplinas técnicas, o que motivou ainda mais o objetivo geral de colaborar com ideias para a construção de material didático específico do conceito de proporcionalidade para atender ao público da EJA.

ABSTRACT: This work was challenging to find answers to the problem I propose that as an investigative target: How teaching practice (teaching materials, content, teaching strategies, etc.) of the disciplines of technical training can contribute to the collaborative production of educational material on Mathematics proportionality to the EJA / PROEJA? To make sense of the issue raised me support in Paulo Freire theoretical ideas and references of researchers Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavata, Acacia Kuenzer, Marise Ramos and Moacir Gadotti. Seeking verify the contents of the technical disciplines and their relationship with the concept of proportionality and as they appear in the specific learning materials, as well as meet the pedagogical strategies used by the subjects of the research teachers to work such content. After these steps, it was possible to work in the discussions that followed, with the collaborative group, GEPEM-ES, on the teaching material. At this point I support the doctoral thesis of Professor Ron Freitas, which deals exclusively with the collaborative construction of math teaching materials for adult education with a view to solving problems. To make possible the investigative stage, a qualitative research was conducted, as I seek to understand how the pedagogical practices of technical area of teachers, can contribute in courseware production process, relating directly to the school routine. To that end, I used questionnaires, interviews and written documents. As a research product suggested some ideas on building a new teaching material of mathematics, specifically of proportionality, which is being conducted by GEPEM-ES. It was possible to highlight the important role of the teacher to find ways to bridge the pedagogical practices of technical disciplines, which further motivated the overall goal of supporting ideas in the construction of specific teaching materials of the concept of proportionality to serve the public of EJA.


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