dc.contributor.advisor | Oliveira, Alex Jordane de | |
dc.contributor.author | Vieira, Marciano de Almeida | |
dc.date.accessioned | 2017-08-28T22:51:03Z | |
dc.date.available | 2017-08-28T22:51:03Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Marciano de Almeida. Cenários futuros sobre as culturas docentes: um estudo sobre a livre colaboração. 2015. 222 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/212 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Este estudo investigou o trabalho colaborativo do GEC – Grupo Ecos Colaborativos,
formado por cinco professores e criado com base em uma perspectiva
descentralizada e livre. O grupo surgiu do desejo dos professores de trabalhar em
conjunto na construção de projetos multidisciplinares, que tem como pano de fundo
os problemas emergentes da comunidade local em que escola está inserida. A
pesquisa visou compreender o trabalho colaborativo dos professores realizado no
tempo livre e com valor social. Buscou-se com os dados produzidos responder à
pergunta diretriz: Como acontece o trabalho conjunto de um grupo pequeno de
professores que, baseado na livre colaboração, busca construir projetos
multidisciplinares, compartilhar conhecimento e aprender com seus pares e alunos?
Para isso, a abordagem adotada na pesquisa foi qualitativa e a produção de dados
ocorreu primordialmente por meio da observação dos encontros do grupo,
observação de aulas, entrevistas individuais com os professores, diário de bordo e
notas de campo. A análise dos dados permitiu a identificação das crenças iniciais
que agem como barreira ao trabalho em grupo, bem como as tensões, problemas e
questões impeditivas ou favorecedoras dos contextos colaborativos compartilhados,
que se mostraram fundamentais ao processo de mudança educacional. Os
resultados da pesquisa mostram que os professores, ao trabalhar em um grupo
pequeno, aprendem uns com os outros na construção de projetos baseados no
compartilhamento. Assim, os professores se dispuseram a abrir mão do seu tempo
livre para construir em conjunto, desde que no trabalho estivessem envolvidas
dimensões como: livre colaboração, valor social, compartilhamento e
reconhecimento. O produto educacional da pesquisa é um livro didático aberto na
perspectiva dos Recursos Educacionais Abertos (REA), relatando os projetos e as
histórias vivenciadas pelo grupo. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This study has investigated the collaborative work of the GEC - Ecos Collaborative
Group, composed of five teachers and created with support on a free and
decentralized perspective. The group arose from the teacher’s wish of working
together, in order to elaborate projects on many courses of study that have as
backdrop the emergent problems of the local community in which the school is
inserted. The research had as its aim to understand the teacher’s collaborative work
which took place during their free time and with social value. We searched, with the
brought forth data, an answer to the main question: in a small group of teachers who,
starting from their collaboration, intend to elaborate projects on many courses of
study, share knowledge and learn with their peers and pupils, how can their work
come to happen? Thus, the approach adopted in this research was qualitative and
the data production took place mainly by observing the meetings of the group, the
attention to the classes, the individual interviews with the teachers, diary notes and
field notes. The data analysis made possible to identify the former believes which act
as a hurdle to the group work, as well as the tensions, the problems and the
obstructing or favoring questions on the collaboratively shared contexts which were
essential to the process of educational change. The results of such a research show
that the teachers, while working with a small group, learn with each other in the
construction of projects based on shared attitudes. This way, the teachers agreed to
forego their free time in order to work together, since some dimensions were
involved, such as free collaboration, social value, shared attitudes and recognition.
The educational product of the research is a didactic book open to the perspectives of the OER - Open Educational Resources, reporting the projects and the stories lived by the group. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Grupos de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.title | Cenários futuros sobre as culturas docentes : um estudo sobre a livre colaboração | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Freitas, Rony Cláudio de Oliveira | |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais