Projeto escolar de botânica sob a perspectiva da abordagem CSTA : uma estratégia para promover a aprendizagem significativa crítica no ensino médio

Krauzer, Kelly Araújo Ferreira (2014)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Considerando a forte relação que as plantas têm com as pessoas e a dificuldade de encontrar materiais didáticos que contribuam para a aprendizagem dos alunos sobre esse tema, o objetivo do trabalho foi investigar as contribuições de um projeto pedagógico multidisciplinar em uma escola pública de Ensino Médio, localizada no município de Serra, a fim de promover a alfabetização científica, contribuir para a aprendizagem significativa crítica e para a formação de um aluno capaz de relacionar os impactos da ciência, tecnologia, na sociedade e no ambiente. A pesquisa foi desenvolvida com abordagem qualitativa, aplicação de questionários, de registros por meio de diário de bordo, mapas conceituais e relatório de atividades dos alunos. Todos os dados produzidos foram organizados em categorias seguindo as orientações de Bardin. A análise dos dados resultante da elaboração do projeto escolar, ocorreu a partir de pressupostos da abordagem CTSA proposta por Fernandes, Pires e Villamañan. Os relatórios das práticas experimentais dos alunos forneceram dados para análise da alfabetização científica embasadas em Fourez. Os mapas conceituais criados pelos alunos antes e após a finalização do projeto foram comparados e analisados com base nos pressupostos da Aprendizagem Significativa Crítica, reiterada por Marco Antônio Moreira, a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, segundo técnica de Trindade e Hartwing. Os resultados obtidos indicam que a realização do projeto pedagógico contribuiu para o Ensino de Ciências por meio da produção de material didático, além de auxiliar na formação de aluno crítico para as demandas que envolvem o tema plantas. Como produto final foi desenvolvido um Guia Didático para professores sobre projeto pedagógico para Ensino de Botânica.

ABSTRACT: Considering the strong connection that plants have with people and the difficult of find teacher’s materials that contribute to students learning about plants, the objetive this work was to investigate the contributions of a multidisciplinary education project in a public high school, located of Serra- ES, to promote scientific literacy, contribute to meaningful critical learning and the formation of a student can relate the impacts of science and technology in society and environment. The search is qualitative. The gathering database used questionnaires, records book, concept maps and students experimental practices. The databases produced were organized into categories following of Bardin. The analysis of the school project, occurred from the assumptions CTSA proposed by Fernandes, Pires and Villamanãn. The student’s reports of experimental practices were analysed based on scientific literacy by Fourez. Student’s concept maps were comparate before and after the school projects and analyzed based on the technique of the Trindade and Harting based in Theory by David Ausubel. The results indicate that pedagogical project contribute to the science education because the production of education materials beside assist formation critical students. The final product this work was a didactic guide for teachers of Botany.