A parceria educativa entre museu e escola na articulação da educação científica : uma proposta para Domingos Martins/ES

Falk, Josilene Erlacher Werneck Machado (2014)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Trabalho que discute e propõe a parceria educativa entre museu e escola para a potencialização da educação e cultura científica. Com base nas discussões sobre o potencial educativo de espaços não-escolares, especialmente os museus, procura compreender o papel destes ambientes na formação humana, sua função social e trajetória histórico-política. Destaca a importância de uma relação sinérgica entre museus e escola, numa perspectiva histórico-cultural, visando à formação integral dos indivíduos e acessibilidade ao conhecimento, afim de que se tornem ferramenta de emancipação humana. A investigação está inserida numa perspectiva histórico– cultural tanto do ponto de vista do ensino e aprendizagem como do metodológico. Em uma abordagem qualitativa, os dados foram produzidos em etapas conforme metodologia da pesquisa-ação, onde após o diagnóstico foi dado início a um processo social coletivo que deu origem a uma proposta de constituição de espaço museal. Os protagonistas deste estudo foram professores e técnicos da rede municipal de educação do município de Domingos Martins. As estratégias metodológicas utilizada na pesquisa-ação foram: a aplicação de questionário, o registro em diário dos seminários nos grupos de estudo. Também foram realizadas visitas técnicas a diferentes espaços em diferentes estados, com registro de suas atividades. Ao final, foi elaborada uma proposta, constituída por meio de um processo social coletivo, a partir de dados gerados nas discussões e reflexões dos professores participantes do grupo de estudos e pesquisa. Os resultados apresentaram, em um primeiro momento, que de forma geral, os professores da rede necessitam conhecer melhor o potencial educativo de espaços não-escolares, obter suporte teórico e condições de instrumentalizar atividades nestes lugares. No segundo momento, os resultados apontam que a partir de processos formativos é possível mudar esta realidade e criar um espaço político de discussão e propostas de mudança de realidade local. O grupo desenvolveu uma proposta de atividades museais que foi entregue ao município, com demanda para realização de exposições temporárias, que veio integrar o produto final deste trabalho: a elaboração de um livro eletrônico que trata da elaboração de exposições científico- culturais como um ponto de parceria entre o museu-escola.

ABSTRACT: Work that proposes and discusses the educational partnership between museum and school for the enhancement of education and scientific culture. Based on the discussions about the educational potential of non-school spaces, especially museums, seeks to understand the role of these environments on human development, its social, historical and political trajectory. Highlights the importance of a synergistic relationship between museums and school, a cultural-historical perspective, aiming at the integral formation of individuals and accessibility to knowledge, so that they become human emancipation tool. The research is embedded in a cultural-historical perspective from the point of view of teaching and learning as the methodology. In a qualitative approach, data were produced in steps according to the methodology of action research, where after diagnosis was initiated a collective social process that led to a proposal to set up museum space. The protagonists of this study were teachers and technicians from the municipal education in the municipality of Domingos Martins. The methodological strategies used in action research were: questionnaires, journaling seminars in study groups. Techniques to different areas in different states, with a record of their activities visits were also undertaken. At the end, a proposal was drafted, formed by means of a collective social process, from data generated in the discussions and reflections of teachers participating in the study group and research. The results showed, at first, that in general, teachers need to network better understand the educational potential of non-school spaces, to obtain theoretical support and conditions of exploiting activities in these places. In the second phase, the results indicate that from formative processes is possible to change this situation and create a political space for discussion and proposals for change in local reality. The group developed a proposal for museological activities that was delivered to the municipality, with demand for holding temporary exhibitions, which came integrate the final product of this work: the development of an electronic book that deals with the development of scientific and cultural exhibits as a point of partnership between the museum-school.


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