dc.contributor.advisor | Rosetti Júnior, Hélio | |
dc.contributor.author | Pereira, Alexsandra Alves | |
dc.date.accessioned | 2017-08-24T16:31:12Z | |
dc.date.available | 2017-08-24T16:31:12Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Alexsandra Alves. Fluxo de caixa: educação financeira em aulas de matemática com estudantes do ensino médio de uma escola do interior do Espírito Santo. 2014. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/193 | |
dc.description.abstract | RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo o estudo e análise da forma como os
estudantes lidam com o dinheiro em seu dia a dia. Além disso, tem a intenção de
discutir o ensino da matemática desenvolvendo um olhar crítico sobre a importância
do ensino da Matemática Financeira em termos sociais. Para tanto foram
trabalhados alguns conceitos de Matemática Financeira, bem como o controle dos
gastos pessoais por intermédio do fluxo de caixa pessoal, por meio de atividades
realizadas em sala de aula. A pesquisa se classifica como qualitativa devido aos
aspectos encontrados no decorrer do processo. Foi realizada envolvendo duas
turmas de 3º ano, no ano de 2013 e outras duas turmas no ano de 2014 do Ensino
Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Victório Bravim,
localizada no município de Marechal Floriano, distrito de Araguaia. Após a aplicação
das atividades que envolveram o preenchimento do fluxo de caixa e o relatório-
avaliação, os estudantes perceberam a importância de conhecer modelos
matemáticos para auxiliar na gestão das finanças pessoais de forma crítica. Por
intermédio da Educação Matemática, os estudantes são orientados a questionar,
criticar e resolver problemas voltados para o cotidiano, que promovam sua
autonomia. Assim, levando-os a compreender ações que às vezes passam
despercebidas e ao mesmo tempo aplicar conhecimentos matemáticos na finalidade
de se tornarem cidadãos conscientes de sua função social. Como resultado da
pesquisa pode-se destacar que os estudantes demonstraram crítica ao consumir um
produto e, ou, serviço, analisando o valor pago à vista em relação ao valor pago a
prazo. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This research aims to study and analyze the way students deal with money in their
daily lives. In addition, intends to discuss the teaching of mathematics developing a
critical look at the importance of the teaching of Financial Mathematics in social
terms. Therefore, we worked some concepts of Financial Mathematics, as well as
control of personal expenses through the personal cash flow, through activities in the
classroom. The research is classified as qualitative due to issues encountered during
the process. It was performed involving two classes of 3rd year in 2013 and two other
high School classes in 2014 at the High and Elementary School Victório Bravim, in
the municipality of Marechal Floriano, Araguaia district. After the implementation of
activities that involved filling the cash flow and the report-assessment, students
realized the importance of knowing mathematical models to assist in the
management of personal finances critically. Through Mathematics Education,
students are encouraged to question, to criticize and to solve problems facing the
everyday, to promote their autonomy. Thus leading them to understand actions that
sometimes go unnoticed while applying mathematical knowledge in order to become
aware citizens of their social function. As a result of research can be noted that the
students demonstrated critical to consume a product and or service by analyzing the
amount paid in cash in relation to the value paid in installments. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Matemática financeira | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Fluxo de caixa | pt_BR |
dc.title | Fluxo de caixa : educação financeira em aulas de matemática com estudantes do ensino médio de uma escola do interior do Espírito Santo | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais