Fluxo de caixa : educação financeira em aulas de matemática com estudantes do ensino médio de uma escola do interior do Espírito Santo
Dissertação de mestrado
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo o estudo e análise da forma como os estudantes lidam com o dinheiro em seu dia a dia. Além disso, tem a intenção de discutir o ensino da matemática desenvolvendo um olhar crítico sobre a importância do ensino da Matemática Financeira em termos sociais. Para tanto foram trabalhados alguns conceitos de Matemática Financeira, bem como o controle dos gastos pessoais por intermédio do fluxo de caixa pessoal, por meio de atividades realizadas em sala de aula. A pesquisa se classifica como qualitativa devido aos aspectos encontrados no decorrer do processo. Foi realizada envolvendo duas turmas de 3º ano, no ano de 2013 e outras duas turmas no ano de 2014 do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Victório Bravim, localizada no município de Marechal Floriano, distrito de Araguaia. Após a aplicação das atividades que envolveram o preenchimento do fluxo de caixa e o relatório- avaliação, os estudantes perceberam a importância de conhecer modelos matemáticos para auxiliar na gestão das finanças pessoais de forma crítica. Por intermédio da Educação Matemática, os estudantes são orientados a questionar, criticar e resolver problemas voltados para o cotidiano, que promovam sua autonomia. Assim, levando-os a compreender ações que às vezes passam despercebidas e ao mesmo tempo aplicar conhecimentos matemáticos na finalidade de se tornarem cidadãos conscientes de sua função social. Como resultado da pesquisa pode-se destacar que os estudantes demonstraram crítica ao consumir um produto e, ou, serviço, analisando o valor pago à vista em relação ao valor pago a prazo.
ABSTRACT: This research aims to study and analyze the way students deal with money in their daily lives. In addition, intends to discuss the teaching of mathematics developing a critical look at the importance of the teaching of Financial Mathematics in social terms. Therefore, we worked some concepts of Financial Mathematics, as well as control of personal expenses through the personal cash flow, through activities in the classroom. The research is classified as qualitative due to issues encountered during the process. It was performed involving two classes of 3rd year in 2013 and two other high School classes in 2014 at the High and Elementary School Victório Bravim, in the municipality of Marechal Floriano, Araguaia district. After the implementation of activities that involved filling the cash flow and the report-assessment, students realized the importance of knowing mathematical models to assist in the management of personal finances critically. Through Mathematics Education, students are encouraged to question, to criticize and to solve problems facing the everyday, to promote their autonomy. Thus leading them to understand actions that sometimes go unnoticed while applying mathematical knowledge in order to become aware citizens of their social function. As a result of research can be noted that the students demonstrated critical to consume a product and or service by analyzing the amount paid in cash in relation to the value paid in installments.
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