Search
Now showing items 1-10 of 40
Abordagem temática freiriana sobre relações étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental
(2019)
RESUMO: O objetivo deste trabalho foi estudar os aspectos didático-metodológicos de ensino no contexto
dos anos iniciais do ensino fundamental, para abordar temáticas étnico-raciais a partir de uma
prática pedagógica ...
Paulo Freire vive! : uma análise da contribuição freiriana à luz das representações sociais
(2021)
RESUMO: Esta pesquisa busca, a partir de um aporte teórico da vida e obra de Paulo Freire, apresentar uma perspectiva do educador para a batalha de ideias envolvendo as Representações Sociais (RS) de forma a suscitar o ...
Uso de tecnologias digitais na formação continuada de professores de língua inglesa nos anos finais do ensino fundamental
(2022)
RESUMO:
Visando o desenvolvimento social e humano de alunos e professores, em um mundo permeado por recursos multimidiáticos e de multiletramentos (ROJO, 2009), a leitura do mundo deve “articular modalidades diversas para ...
Diálogos para pensar práticas coletivas : intervenções sociais e vivências coletivas no morro da Piedade em Vitória, Espírito Santo
(2022)
RESUMO: Esta pesquisa está inserida na linha de Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo. A pesquisa surge do desejo em desenvolver uma ...
A linguagem em humanidades: um estudo de abordagem epilinguística com história em quadrinhos
(2018)
RESUMO: Esta pesquisa apresentada ao programa de Pós-graduação em Ensino de
Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo, situa-se na linha de pesquisa
“Práticas Pedagógicas”. A sua investigação se relaciona com ...
Os direitos humanos em sala de aula: constituindo-se sujeitos por meio da (in)formação de alunos-professores
(2020)
RESUMO: Esta pesquisa, inserida na linha de pesquisa de práticas educativas do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, campus Vitória, busca problematizar a importância ...
Mercado da Vila Rubim: transformações urbanas e processos de segregação socioespacial
(2022)
RESUMO:
Dentro da ampla possibilidade estudo das cidades, delimita-se como nosso tema o estudo dos mercados públicos e sua potencialidade, especificamente o estudo do Mercado Municipal da Vila Rubim em Vitória-ES. Tendo ...
Educação na cidade: conflitos e contradições no processo de produção do espaço do bairro Jardim Tropical na Serra/ES
(2021)
RESUMO: O texto apresenta pesquisa vinculada à linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH). O objeto de investigação focaliza o processo de produção do espaço urbano do ...
A práxis do feminismo como tensionamento ao diálogo na Educação do Campo
(2022)
RESUMO: O texto apresenta a Dissertação de pesquisa vinculada à linha de formação de
professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do
Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). A pesquisa ...
Formação docente para as relações étnico-raciais, educação e decolonialidade : MOOC como proposta formativa
(2022)
RESUMO: Este estudo foi desenvolvido no contexto do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, na linha de pesquisa Formação de Professores, no eixo temático ...
Redes Sociais