Search
Now showing items 1-10 of 39
O lugar dos sambaquis no acervo do patrimônio cultural do município de Presidente Kennedy-ES: uma formação de professores dialógico-dialética
(2017)
RESUMO: Esta pesquisa discute os espaços territoriais como documentos vivos, que
ensejam interpretações e possibilidades educacionais para múltiplos
conhecimentos, e a memória e o esquecimento como produtos sócio-histó ...
A antropofagia convida para o banquete: Macunaíma, carnavalização e formação docente
(2019)
RESUMO: Esta pesquisa buscou analisar como a leitura e análise de uma obra literária em
cotejamento com textos teóricos sobre formação docente e ensino de literatura podem
auxiliar os professores no desenvolvimento de ...
O sítio histórico da Prainha de Vila Velha/ E.S em debate na formação de professores: memória e identidade social
(2019)
RESUMO: Vinculado a linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), o presente trabalho aborda como objeto de
pesquisa espaços específicos do Sítio Histórico da Prainha de ...
Percepção da cidade e o potencial educativo do Mercado Popular da Vila Rubim em Vitória, ES
(2020)
RESUMO: A pesquisa a seguir articula o conceito de percepção da cidade ao processo de ensino-aprendizagem nas perspectivas do direito à cidade e da atividade de ensino como unidade formadora. Seu objetivo é defender a ...
Africanidades : formação continuada para professores do ensino fundamental – anos iniciais
(2019)
RESUMO: Esta pesquisa procurou investigar quais as necessidades formativas para a Educação das Relações Étnico-raciais, no campo das Africanidades brasileiras e História da África, junto aos docentes que se tornaram sujeitos ...
Contribuições aos saberes em inclusão escolar dos profissionais que atuam nos Núcleos de Atendimento às Necessidades Específicas (NAPNEs)
(2019)
RESUMO: Este artigo teve por objetivo geral analisar o que são considerados saberes em inclusão escolar, conhecimentos, formais e informais, sobre as práticas de inclusão escolar de pessoas da educação especial, aprendidos ...
Literatura infantojuvenil e a formação docente para a educação das relações étnico-raciais
(2020)
RESUMO: O trabalho aqui apresentado se insere na linha de pesquisa de Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, campus Vitória. Ele ...
Oficina pedagógica sobre leitura : um processo de formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica numa perspectiva interacionista de leitura
(2020)
RESUMO: Trata-se de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, que tem como objetivo identificar fatores preponderantes para um processo formativo de ...
Formação docente para educação profissional e tecnológica: história, base legal e perspectivas como subsídios para a elaboração de uma proposta de diretrizes nacionais para a formação docente
(2020)
RESUMO: Este trabalho apresenta estudo que visa subsidiar a alta gestão da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC na elaboração de uma proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial ...
Significados produzidos em uma disciplina de gestão educacional, na formação inicial de professores de matemática
(2020)
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo analisar os significados advindos de intervenções autorreguladas, junto aos atores do processo, em um curso de formação inicial de professores que ensinam Matemática, acerca da ...
Redes Sociais