Search
Now showing items 1-10 of 36
Ensino e aprendizagem de movimento retilíneo pelas via das situações didáticas
(2016)
RESUMO: Problemas de Física são rotulados por diversos alunos como problemas de difícil
compreensão e tal fato ocorre possivelmente pela falta de contextualização dos conteúdos
ensinados no âmbito do Ensino Médio e à ...
Teatro e ensino de física : uma proposta inovadora para integrar ciência e arte
(2014)
RESUMO: O novo currículo básico estadual busca superar práticas de conhecimento
construídos sem o estabelecimento de uma reflexão com a práxis social. Não se
trata mais de mostrar as maravilhas da ciência, mas de promover ...
Divulgação científica e ensino de ciências no ensino médio : relato dos professores de física
(2017)
RESUMO: As últimas décadas viram surgir a necessidade democrática de uma maior alfabetização científica, de modo a permitir ao cidadão uma leitura ampliada e crítica do mundo, que o capacite a participar dos debates e das ...
A utilização de metodologias alternativas e experimentação no ensino de física : um olhar sobre as práticas argumentativas em sala de aula
(2013)
RESUMO: Esta pesquisa teve como principal objeto de estudo as relações entre a
aprendizagem, alfabetização científica e aplicação de recursos tecnológicos. Um dos
conceitos que foram desenvolvidos com os alunos nesse ...
Calor e temperatura no ensino médio : uma abordagem via modelagem matemática na perspectiva sociocrítica
(2017)
RESUMO: Um dos grandes desafios enfrentados por professores de Física do Ensino Médio é fazer com
que as aulas despertem o interesse dos alunos e que consigam relacionar o conteúdo com o
próprio dia a dia, considerando-o ...
O ensino de acústica através do uso de instrumentos musicais: uma proposta de ensino utilizando os 3 momentos pedagógicos
(2018)
O trabalho que apresentamos trata da elaboração e aplicação de uma proposta de ensino de física (acústica) utilizando os instrumentos musicais como tema e recurso central. Baseamos a dinâmica da sequência didática na ...
Uma proposta de ensino híbrido para o nono ano do ensino fundamental inserindo a Astronomia e contextualizando o ensino de Mecânica
(2021)
RESUMO: Na disciplina de Ciências do ensino fundamental II, os alunos, muitas vezes, têm dificuldades e pouca motivação no estudo da Física, e esse primeiro contato assume uma grande importância, pois pode influenciar no ...
Tecnologia de baixo custo como ferramenta alternativa para o ensino de mecânica no ensino médio
(2018)
RESUMO: Esta dissertação aborda a utilização de dois módulos B7TC e uma Régua Tecnológica como ferramenta para auxiliar no ensino de mecânica para alunos de Ensino Médio. O nosso objetivo foi desenvolver materiais ...
Proposta de sequência didática para ensino das leis de Newton, utilizando gifs e vídeos
(2020)
RESUMO: A realidade tecnológica e digital tem se expandido amplamente, atingindo, de forma massiva, espaços que, há um século, não faziam parte desse ambiente, sendo a escola um exemplo. Por isso, esta pesquisa tem por ...
Uma sequência didática de introdução a cinemática para alunos surdos e ouvintes em uma classe regular de ensino
(2020)
RESUMO: Esta dissertação apresenta uma sequência de dez aulas, para o ensino dos conceitos da Cinemática, mas, especificamente, espaço, tempo e velocidade para alunos surdos e ouvintes em uma mesma classe de primeiro ano ...
Redes Sociais